A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) apresentaram na tarde desta terça-feira (8), na Arena Jaraguá, o montante de lixo eletrônico coletado durante a campanha de conscientização ambiental "Recicla CDL". Os materiais foram coletados desde o dia 3 de maio em 16 postos de recebimento, totalizando 175 monitores, 93 unidades centrais de processamento de dados, 39 impressoras e cerca de 850 quilos de outros produtos recicláveis. Segundo os organizadores, ao todo foram recolhidos cerca de 4,5 toneladas de lixo.
O programa, de âmbito estadual, realizou as primeiras coletas no ano passado, no comércio de Florianópolis, com iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. "Estamos no início da campanha aqui no município e ela não tem prazo para terminar. Será um processo contínuo. O objetivo da CDL é dar o destino correto ao lixo eletrônico e conscientizar cada vez mais a população para a coleta seletiva. Empresas locais de médio e grande porte já demonstraram interesse em participar desta iniciativa. Teremos daqui para frente um número maior de postos de coleta", informa o presidente da CDL de Jaraguá do Sul, Wanderlei Passold.
Os materiais coletados seguirão para Joinville, onde passarão por uma triagem na empresa Ceretec Centro de Reciclagem Tecnológica, e depois serão entregues para a empresa Compuciclado Reciclagem Ltda, de Florianópolis, encarregada em dar um destino correto ao lixo eletrônico. Prestigiaram esta primeira etapa de coleta o presidente da CDL, Wanderlei Passold; o diretor financeiro da CDL, Eduardo Siegfried Schiewe; o presidente da Fujama, César Humberto Rocha; e a diretora administrativa da Fujama, Josiane Trocatti.
Fonte: Josiane Trocatti – coordenadora administrativa da Fujama – (47) 3273-8008
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095