Auxiliares de biblioteca participam de capacitação em contação de histórias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atuando em peças teatrais há oito anos pelo grupo Gats, de Jaraguá do Sul, o bacharel em educação física Anderson Leandro dos Santos esteve à frente do curso de capacitação em contação de histórias realizado na tarde desta segunda-feira (21), no Parque Municipal de Eventos, para 30 auxiliares de biblioteca de escolas municipais.  

as quatro horas de curso, Anderson procurou mostrar a importância da preparação corporal, treinamento, concentração, improviso, espontaneidade e da presença cênica para se contar uma história. "Para contar algo é preciso treinar. Não há muita diferença entre uma peça teatral e uma contação de história. Nos dois casos procura-se contar para alguém alguma coisa que aconteceu. Toda pessoa pode contar uma história. A nossa vida, a nossa infância, esse encontro, tudo é uma história a ser contada", afirma o ator palestrante.   Marilene Maria Anacleto, da Escola Atayde Machado (Czerniewicz), é auxiliar de biblioteca há 15 anos e diz que veio para a capacitação para aprender técnicas de contação e trocar experiências com os participantes.

"Conto histórias há mais de 10 anos para as crianças e o que me realiza é observar o rostinho delas, as expressões de alegria e o envolvimento com tudo o que está sendo contado". Segundo Marilene, as inspirações para criar histórias vêm dos livros de literatura, dos contos populares e de personagens da televisão. "É gratificante quando os alunos se apaixonam pelas histórias e as contam, com entusiasmo, para os seus pais".


Auxiliar de biblioteca há 15 anos, a servidora Edilene Malheiro, da Escola Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84), acredita que entre as funções do seu cargo está a de "fazer com que o livro seja um objeto de desejo para as crianças. A disseminação da leitura dentro da comunidade melhora a auto estima das pessoas e isso é uma grande realização para nós que contamos histórias".


Em setembro, a Atayde Machado receberá a visita do escritor Flávio José Cardozo, vencedor, em duas edições, do Concurso Nacional de Contos e membro da Academia Catarinense de Letras. "Desde o mês de março, os alunos do 9º ano estão lendo os livros do Flávio, que nasceu em Lauro Müller, no Sul de Santa Catarina. As crianças aguardam, com grande expectativa, o dia em que irão conhecer o criador das crônicas e contos que elas lêem", revela Edilene.


Fonte: Andreia Silveira Camillo – articuladora das auxiliares de biblioteca – (47) 2106-8126    

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095