Fundação de Cultura apresenta conselhos e promove primeira reunião

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O professor e historiador José Carlos Fagundes, o Cacá, presidente da Fundação de Cultura de Barra Velha, promoveu nesta quinta-feira, dia 24 de junho, a primeira reunião oficial de apresentação dos integrantes da fundação e seus conselhos fiscal e deliberativo. O objetivo foi apresentar oficialmente a Fundação de Cultura, e iniciar os debates acerca da consolidação do órgão. Cacá, juntamente com a secretária de Educação do município, Antonina Ramos, reuniu integrantes da imprensa, educadores, líderes comunitários e artesãos para essa apresentação, promovida no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Fagundes, a princípio, a fundação dividirá espaço com a Secretaria de Educação Cultura e Desporto, no prédio da avenida Governador Celso Ramos, para não causar gastos para o município. Futuramente, Cacá aposta no projeto de construção ou destinação de uma Casa da Cultura que abrigaria a fundação. Segundo o presidente, inicialmente as atribuições da fundação serão gerenciar a Biblioteca Municipal Professora Dolores Jimenez Hernandez, a Fanfarra Municipal Professora Onédia de Barros e o Telecentro Digital.

O estatuto da fundação, entretanto, prevê um leque maior de atividades ou apoios que serão implantados à medida que a fundação for se estruturando. Cacá resumiu os decretos de formação dos conselhos deliberativo e fiscal, e listou atividades do setor de cultura que já estavam sob sua atribuição antes mesmo da oficialização da fundação, como as exposições do acervo de fotos  históricas de Fritz Hoffmann (que foi levantado pelo próprio Cacá), o apoio à produção do novo documentário histórico do navegador Vilfredo Schürmann e a promoção de um evento literário com a participação do escritor Daniel Fresnot, previsto para agosto deste ano.

Fagundes ainda planeja elaborar uma relação de livros a serem adquiridos pela Biblioteca Dolores Hernandez, e a participação em eventos culturais dentro e fora do município. Agenor Duarte, integrante do conselho fiscal presente à reunião, sugeriu que a Fundação de Cultura futuramente tenha estrutura de som e áudio, para auxiliar eventos culturais, como por exemplo, os da Irmandade do Divino Espírito Santo, da qual Agenor participa e frequentemente tem problemas, por exemplo, com a falta de uma aparelhagem de som para os foliões do Divino.

Neide Maria da Maia, da Associação Barra-velhense dos Artesãos e Artistas Plásticos (Asbart), sugeriu apoio ao acervo de escritores da cidade, como Peter Bôer, já falecido, e o jornalista Ezequiel Savino falou acerca da preservação do patrimônio cultural e artístico. Já a agente operacional técnica da Epagri, Rosangela Carvalho, cobrou apoio para melhorar a estrutura da biblioteca do Projeto Microbacias, do interior de Barra Velha. Outro debate foi acerca da luta do historiador Juliano Bernardes pela preservação da Casa de Palmitos do Costão dos Náufragos.

Cacá inclusive acredita que esta casa histórica futuramente poderia sediar a Casa da Cultura, embora já tenha projeto do prefeito Samir Mattar (PMDB) em Brasília solicitando recursos para esse espaço cultural. No final da reunião, o esboço inicial do estatuto da fundação foi lido, com a participação da secretária Antonina Ramos.

Ela frisou que dá todo apoio às iniciativas da Fundação de Cultura, e que esse é o primeiro passo para a cidade ter finalmente uma identidade cultural. Antonina ainda lembrou um fato positivo: a cidade já está instalando placas com informações históricas, desenvolvidas por Cacá, e trocando informações erradas, como foi o caso da placa do cruzeiro do Costão dos Náufragos, que continha informações contraditórias sobre esse episódio da história barra-velhense.

 

Fundação de Cultura de Barra Velha

Presidente: José Carlos Fagundes

 

  • Conselho deliberativo:

Efetivos:

Neide Maria da Maia

Juvan de Souza Neto

Jacinda Padilha

Elisa Kososki

Rafael dos Santos

Suplentes:

Douglas José da Rosa

Marcos Adriano Oliveira Ferreira

Carlos Eduardo Petry

Marlos Fabiano Patrício

Leovani Aparecida Luz

  • Conselho fiscal:

Efetivos:

Valeria Alcione Bernardon

Agenor Duarte

Juralice Ribeiro Rodrigues

Suplentes:

Cyro Del Nero

Rosangela de Carvalho

Ezequiel Diaz Savino

Fonte:

Cacá Fagundes

Presidente da Fundação de Cultura de Barra Velha

Fone (47) 3446-7715


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527