A Escola Cristina Marcatto (bairro Jaraguá Esquerdo) realizou nesta quinta-feira (1º), nos períodos da manhã e da tarde, nas duas quadras de esportes da unidade de ensino, diversas apresentações culturais e exposição de trabalhos alusivos aos povos africanos e indígena. O evento anual, em sua segunda edição, contou com a participação de 620 alunos do pré-escolar ao 9º ano e de 45 funcionários. Diego Fernandes Peron, 14 anos, aluno do 9º ano, pesquisou sobre a cultura, culinária e os costumes africanos. Os estudos, que incluem informações sobre os estádios que estão sediando os jogos da Copa do Mundo, foram apresentados por meio de imagens e textos.
"O que mais me chamou a atenção nessa pesquisa foi a importância da religiosidade na vida dos africanos. Eles acreditam muito que quando a natureza é agredida, o homem é punido por um ser superior. Percebi, também, que para eles a religião está acima do dinheiro. Os africanos, apesar da pobreza, da exclusão e do sofrimento, são alegres. As próprias imagens da Copa estão mostrando isso", explica Diego. A aluna do 7º ano Milena Joly, 11 anos, estava ansiosa minutos antes da apresentação do seu grupo formado por seis meninas, que dançaram ao som de "Morena de Angola", da cantora e compositora Clara Nunes.
"Nessa coreografia feita pela professora Nádia Regina Lazzarin Campos não dá pra ficar parada. Tem bastante gingado, ritmo e alegria. Ensaiamos durante uma semana, todos os dias", afirma Milena, que pretende se matricular numa escola de dança a partir do ano que vem. Convidada para assistir as apresentações, a articuladora das relações étnico-raciais da Secretaria da Educação, Andreia Silveira Camillo, disse aos alunos, direção e funcionários que o evento promovido este ano pela escola conseguiu superar as expectativas. Ficou ainda melhor em relação à edição do ano passado, que já foi muito boa. Vocês estão de parabéns. Visitei a mostra e percebo que com a realização deste projeto vocês conhecem muito bem a cultura do Brasil e da África".
Fontes: Andreia Silveira Camillo – articuladora das relações étnico-raciais – (47) 2106-8126 e Lenir Fátima Müller Bogo – orientadora e articuladora das relações étnico-raciais da Escola Cristina Marcatto – (47) 3370-7038 ou (47) 8446-3319
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095