Capacitação debate prevenção da esquistossomose

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde está em Guaramirim nesta segunda-feira (05) para capacitar agentes comunitários, médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. A palestra é sobre a prevenção da esquistossomose e acontece durante a manhã e tarde na Câmara de Vereadores.

De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde e enfermeira, Maria Fernanda Pacher, a capacitação é o início para o trabalho de prevenção e controle da doença que será desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Guaramirim.

O primeiro passo será feito pelos agentes de saúde que irão, com um questionário, identificar as áreas de risco nas comunidades. "Serão realizadas ações educativas de prevenção com palestras e material de conscientização", disse.

Já os médicos serão orientados para aumentar a vigilância com os pacientes, realizando mais exames para diagnosticar a doença.

O município, segundo Maria Fernanda, é uma área de risco devido ao seu processo histórico de migração. A ação mais efetiva para o combate ao parasita transmissor da doença, é o saneamento básico.

Para isso, o Governo de Guaramirim trabalha na conclusão do Plano municipal de Água, Saneamento Básico e Destinação de Resíduos Sólidos, e busca recursos federais para a elaboração do Projeto Básico para esgoto sanitário.

O que é esquistossomose?

Infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). Nestes locais o número de pessoas com esta parasitose se mantém mais ou menos constante. Os parasitas desta classe são cinco, e variam como agente causador da infecção conforme a região do mundo. No nosso país a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza. Possui ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária). Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pela pele causando uma inflamação da mesma. Já no homem o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doença que pode ser crônica e levar a morte.

Fonte: ABC da Saúde

Fonte: Coordenadora de vigilância em saúde e enfermeira, Maria Fernanda Pacher – 9934-4174.

Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205