A Secretaria de Planejamento finalizou no início deste mês um projeto de revitalização da beira rio da Rua Presidente Epitácio Pessoa. A área está localizada em uma das extremidades da via, às margens do Rio Itapocu, indo até a curva de acesso à Rua Erwino Menegotti, na ligação entre os bairros Centro e Chico de Paulo. Os desenhos técnicos dividiram os trabalhos em duas fases. A etapa 1 (foto), que já vem sendo executada, abrange 1.380 m² junto à margem. Já a etapa 2, com início das obras previsto ainda para o segundo semestre deste ano, contempla 4.471 m².
Segundo o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, Carlos Baratto, a primeira etapa prevê barras para atividades físicas, áreas de estacionamento para equipes de manutenção e para viaturas da Polícia Militar (PM), além de bicicletário para a comunidade. Já a etapa final, contará com dois mirantes, um contemplativo e outro educativo; anfiteatro para educação ambiental; pier; deck; área de ginástica com nove equipamentos; praça infantil; guarita para a PM; marco de referência urbana iluminado, de três metros de altura; sanitários com atendente; e depósito de materiais.
"O projeto, além de revitalizar toda aquela área por meio de elementos paisagísticos e de iluminação especial, tem como objetivo proporcionar uma opção de prática de atividades físicas, de lazer e de educação ambiental. No anfiteatro, professores poderão explicar a importância da preservação da água para a população enquanto os alunos contemplam o Rio Itapocu", explica o arquiteto. Os quase seis mil metros quadrados de área revitalizada contará, também, com bancos, lixeiras, floreiras, árvores e pisos de paver colorido e de madeira itaúba. Ao longo da via serão 280 metros disponíveis para estacionamento público, sendo uma das vagas, incorporada ao projeto, destinada exclusivamente a ônibus escolares.
De acordo com Baratto, todo o projeto segue a norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata de acessibilidade a meios, espaços e equipamentos urbanos. "A área terá acessos para cadeirantes, com facilidade de circulação nos diversos ambientes. Vale ressaltar uma iniciativa inédita em área pública na região, que é a colocação de cinco placas de sinalização em braile, variando a altura entre um e 1,5 metro, permitindo a circulação de pessoas que tenham alguma dificuldade visual", finaliza Baratto.
Fonte: Carlos Baratto – arquiteto e urbanista da Secretaria do Planejamento – (47) 2106-8156
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095