O Programa Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, da Secretaria do Desenvolvimento Social, lança no dia 30 de julho (sexta-feira), às 19h30, no auditório do Centro de Profissionais Liberais (CPL), o curta-metragem I.N.I.C.I.A.I.S. O filme, coordenado por Jeison Heiler, que trabalha no programa, foi produzido por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas devido a algum ato infracional (ação contra a lei cometida por adolescente entre 12 e 18 anos). Traça um paralelo da vida de dois adolescentes, um de classe média alta e outro de classe baixa. O filme será exibido, gratuitamente, a toda a população. Na próxima etapa, o curta será exibido nas escolas de Jaraguá do Sul.
O projeto foi idealizado pelo servidor Jeison Heiler e apresentado para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em 2009. Recebeu recursos do FIA e de parceiros da iniciativa privada, totalizando em recursos e serviços o valor de R$ 14 mil. Durante os trabalhos, a equipe técnica do programa – formada por assistente social, psicóloga, pedagoga e terapeuta ocupacional – monitorou e orientou os jovens atendidos.
Como coprodutores, os adolescentes participaram de todas as etapas da produção de um filme, desde a elaboração do roteiro e storyboards até a montagem e edição. Com isso, o programa conseguiu estimular o interesse dos jovens pelo cinema, proporcionar acesso à história da produção audiovisual, desenvolver a produção textual e possibilitar o acesso às técnicas cinematográficas (roteiro, produção, sonorização, decupagem, montagem, edição, legendagem, dublagem, continuidade, trilha sonora e efeito sonoro). O curta leva ainda a assinatura do servidor Nelson Curica, que divide a direção do filme com Jeison Heiler, ambos com experiência na produção de curtas.
O QUÊ: Lançamento do curta I.N.I.C.I.A.I.S.
QUEM: Produtores: Jeison Heiler, Nelson Campos, adolescentes atendidos pelo Programa Medidas Socioeducativas / Convidados: coprodutores, imprensa
QUANDO: 30 de julho (sexta-feira), 19h30
ONDE: Centro de Profissionais Liberais (CPL)
POR QUÊ: Desenvolver nos adolescentes habilidades de produção textual e cinematográfica. Despertar a discussão do assunto na sociedade.