Danos ocorridos nos dois conjuntos de moto-bombas que abastecem mais de 35% da população colocam sistema em estado de alerta.
Danos mecânicos simultâneos e inesperados afetaram a operação das duas bombas responsáveis pelo abastecimento de água do reservatório R-4. Esta unidade responde por mais de 35% da população jaraguaense, atingindo um total de 14 bairros: parte do Amizade, Três Rios do Norte, Nereu Ramos, Santo Antônio, Ribeirão Cavalo, Três Rios do Sul, Rau, Estrada Nova, Chico de Paulo, partes da Vila Lenzi, da Tifa Martins e do São Luís, Jaraguá 99 e Jaraguá 84.
As equipes técnicas do Samae trabalharam ontem durante mais de 10 horas para corrigir os problemas. Entretanto, o sistema só foi reativado no final da tarde, e até a manhã desta terça-feira o nível do reservatório ainda não está recuperado. Com este cenário, muitas regiões elevadas e mais distantes, que dependem da pressão do sistema para garantir o abastecimento, podem sofrer com a interrupção nas próximas horas.
Para piorar, a abertura do sol prevista pela meteorologia para as próximas horas, poderá agravar ainda mais a situação nestas regiões. Após vários dias com chuva, a chegada do sol deflagra um aumento significativo no consumo de água, pois a população busca colocar em dia as atividades domésticas atrasadas. Com isso, o abastecimento das áreas mais elevadas e distantes corre ainda mais risco.
O Samae solicita atenção e cautela da população destes bairros, utilizando água de maneira racional pelas próximas 48 horas, período em que se espera o sistema esteja recuperado. E lembra ainda da importância que um reservatório bem dimensionado pode trazer para o bem-estar dos moradores. Para calcular o tamanho, deve-se considerar, em uma casa, cerca de 150 litros por habitante.
Legenda das imagens anexas: Sistema atual de abastecimento de água potável em Jaraguá do Sul. Notar a área de influência do R-4, em azul na figura.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Gestão Ambiental / SAMAE. 20 de julho de 2010.