You are currently viewing Trabalho voluntário incentiva conscientização ambiental

Trabalho voluntário incentiva conscientização ambiental

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Uma iniciativa de trabalho voluntário em prol do meio ambiente desenvolvida em Guaramirim chama a atenção pela sua simplicidade.  A cada 15 dias, pai e filha vão para a rua e recolhem todo o lixo que encontram nas redondezas de casa. A atitude é pequena, mas o objetivo é muito maior: conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.

Ver lixo jogado nas ruas sempre incomodou a jovem Tainá Tepassé, de 14 anos. Desde crianças ela tinha vontade de tornar sua vizinhança um lugar mais limpo. Com ajuda do pai, Ronaldo José Tepassé, criou um projeto chamado S.O.S Cidades.

Na tarde de ontem (22), eles estiveram com o prefeito, Nilson Bylaardt para apresentar e divulgar a iniciativa. "É muito bom receber pessoas que trazem ideias que podem melhorar nosso município", ressaltou Bylaardt.

A ideia surgiu no começo do ano, e há quatro meses foi posta em prática. "Nosso objetivo é tirar o lixo da rua e conscientizar que o lugar certo é na lixeira", comentou Ronaldo. Para ele, as pessoas precisam ser incentivadas a não sujar já que ter a iniciativa de limpar é mais difícil.

O que eles mais encontram pela rua é papel de bala e cigarro. "A reação das pessoas quando nos vêem juntando lixo é de espanto. Ninguém é acostumado com isso. Devem até achar que somos moradores de rua", brincou Tainá. Além do recolhimento, o S.O.S Cidades quer incentivar os moradores a organizar melhor o lixo para coleta e a destinar restos orgânicos para hortas comunitárias.

Nos próximos meses o Governo de Guaramirim deve realizar campanhas para recolhimento de óleo de cozinha e lixo eletrônico. Outras medidas, como a limpeza das margens da BR-280 e o Programa Bota Fora são ações que se tornaram constantes e ajudam a tornar a cidade mais limpa.

A conscientização sobre a importância de preservar a natureza desperta aos poucos, e com atitudes cotidianas. "Se não jogassem lixo ninguém precisaria limpar", comentou Tainá e Ronaldo completou "mas se cada pessoa sair de casa a juntar um papelzinho, faz a diferença".


Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205