As filas de espera na área da saúde geralmente são um problema para as administrações municipais. São muitas pessoas que ficam anos na fila pela espera de uma consulta especializada ou por exames.
O Governo de Guaramirim está mudando esta realidade no município e hoje pode dizer que aos poucos está acabando com este problema que muitas vezes compromete a saúde das pessoas.
Para combater o crescimento dessa fila, foram realizados mutirões através do credenciamento de profissionais e clínicas, além de ser ampliado o valor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CIS/Amunesc). Em 2009 o valor do consórcio era de R$ 0,25 por habitante, passou para R$ 0,50, e neste ano o valor é de R$ 0,80.
Para a auxiliar de setor da Secretaria Municipal de Saúde, Giovana Cristina Silveira, funcionária há oito anos, esta iniciativa melhorara o fluxo de atendimento o que agilizou os processos na secretaria. "Tivemos um paciente que descobriu um câncer através de uma endoscopia. Agora ele está com o tratamento avançado, o que não seria possível se tivesse na fila de espera", ressaltou.
Segundo o diretor de Saúde, Ademir Tank, com base em dados da secretaria e relatos dos munícipes, este é o Governo que mais investiu na questão de credenciamento, exames e mutirões para amenizar o sofrimento das pessoas que esperavam por anos nas filas.
A Secretaria de Saúde de Guaramirim desenvolve estas ações desde fevereiro. Pacientes que esperavam há mais de um ano e meio por consultas de dermatologia, gastroenterologia, entre outras especialidades, foram atendimentos através deste processo.
Com os mutirões, entre fevereiro e junho, foram realizados 1.082 atendimentos especializados. Estima-se que a secretaria finalizou um total de 3.732 processos de consultas e exames que estavam em andamento, o que resultou no fim das filas das especialidades de dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, pneumologia, e ortopedia. Exames ergométricos (teste de esteira), ecocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, e endoscopia também tiveram suas filas reduzidas.
De acordo com a Secretária de Saúde, Aline Mainardi, é impossível zerar a fila, pois sempre existem novos procedimentos, no entanto, os pacientes em espera puderam ser atendidos com estas medidas.
Melhorias
Outra novidade implantada na rede municipal de saúde foi o sistema de malote. Agora, todos os exames e requisições para consultas solicitados nos postos são enviados diretamente para a secretaria. Isso gera uma maior comodidade para os pacientes que podem acompanhar os processos diretamente na unidade de saúde de seu bairro.
O número de atendimentos básicos realizados nesse primeiro semestre também foi bastante elevado, até 30 de junho o número era de 32.498, basicamente um atendimento por habitante. O índice, em apenas seis meses, se aproxima do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1,5 atendimentos por habitante por ano.
A secretária avalia os números como resultado de um trabalho integrado entre todos os setores da rede. "Sabemos que tem muito a ser feito, e por isso estamos trabalhando fortemente no planejamento e organização da saúde", afirmou.
Fonte: Secretária de Saúde, Aline Mainardi – 9209-6123.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
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