You are currently viewing Aberta Exposição “Nos trilhos do tempo”, em comemoração aos 100 anos da Rede Ferroviária, trecho São Francisco do Sul-Corupá

Aberta Exposição “Nos trilhos do tempo”, em comemoração aos 100 anos da Rede Ferroviária, trecho São Francisco do Sul-Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A exposição "Nos trilhos do tempo", em comemoração aos 100 anos da Rede Ferroviária, trecho São Francisco do Sul-Corupá, foi aberta no dia 7 de agosto, no auditório da escola São José e pode ser visitada até 7 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos, visitação das 14h às 17 horas. No período noturno, somente com agendamento pelo telefone 3375-1399.

Resgatar por meio de fotos e objetos, a história de 100 anos da rede ferroviária, é o objetivo da exposição organizada pela Divisão de Cultura de Corupá. São mais de 100 fotos que resgatam a história da linha São Francisco-Corupá, além de objetos como lanternas, pastas de ferroviários, uniformes, documentos, carteiras, bandeiras e outros. O destaque fica por conta das maquetes das estações de São Francisco do Sul, o Canal do Linguado, Araquari, Joinville, João Pessoa, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Retorcida (Nereu Ramos) e Corupá. As maquetes são réplicas baseadas em fotos, confeccionadas por Antonio Carlos Fonseca Ferreira e apoio dos funcionários Katia Zalewski, Edmar Alexandre e Carlos de Oliveira.

Durante a abertura da exposição, Maria Aparecida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura agradeceu a todas as pessoas que colaboraram com o empréstimo de fotos e objetos para a exposição. Cida falou do trabalho organizado pela Divisão de Cultura para comemoração do centenário. Primeiramente, houve uma pesquisa para encontrar o maior número de famílias ferroviárias. Posteriormente, foram homenageadas famílias, escolhendo os quatro ferroviários mais idosos que estão vivos, os quatro últimos agentes de estação e as três mulheres que trabalharam na Rede Ferroviária em Corupá. "Gostaríamos de homenagear  a todos, mas como foram mais de 500 famílias, ficamos com medo de esquecer alguém. Assim,  optamos em homenagear estes, em nome de todos, com a entrega de uma placa e um café colonial", destacou Cida.

Outra ação desenvolvida foi a revitalização da pracinha próximo à estação, a qual recebeu o nome de "Praça dos Ferroviários", em homenagem a todos que trabalharam e estão trabalhando em Corupá.

Mais informações com Cida pelo telefone 3375-1399.