Pelo segundo ano consecutivo, uma das mais prestigiadas e premiadas estilistas do litoral norte catarinense está a cargo da confecção dos vestidos da rainha e das princesas da 13ª Festa Nacional do Pirão, e com suas criações, promete surpreender o público que prestigiar o evento, de 3 a 7 de setembro em Barra Velha.
A estilista Kátia Tomacelli, conhecida no litoral pelas criações feitas para a Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (AFAB), de Balneário Piçarras, e criadora dos vestidos da rainha e princesas do evento barra-velhense em 2009, foi chamada pela Fundação Municipal de Turismo de Barra Velha para novamente colocar sua criatividade em prática e elaborar os vestidos da rainha Jacqueline Rodrigues Lima e das princesas Danielly Rodrigues e Sara Caroline Rocha, anfitriãs da Festa do Pirão, eleitas no último dia 11 de junho.
Kátia é formada em Design de Moda, atua em Balneário Piçarras, e já trabalha novamente na criação dos vestidos para Barra Velha. Segundo ela, a ideia é unir o clássico, já que a festa tem origem nas tradições luso-açorianas que marcaram a história de Barra Velha, ao contemporâneo, trazendo uma vestimenta ao mesmo tempo elegante e moderna.
"Vamos nos basear na referência açoriana", adianta a estilista, sobre suas criações. Kátia já conversou com a rainha e as princesas, tirou medidas e observou o estilo de cada uma delas. Houve também dicas dadas pela primeira-dama de Barra Velha, Lení Mattar, que é estilista e costureira, segundo informa a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Conceição Freitas.
Família Blahobrazoff
A beleza dos figurinos criados por Kátia Tomacelli pode ser vista no rico vestuário desenvolvido para a Associação Angelina Blahobrazoff, fundada em 1996 e da qual a própria estilista é participante. A entidade se consagrou com suas danças folclóricas russas, e leva este nome em homenagem à sua coreógrafa fundadora, Angelina Blahobrazoff, mãe de Kátia e descendente de pais russos.
Segundo a estilista, a característica marcante do grupo é a técnica do passo deslizante retirado do tradicional grupo Berioska da Rússia. Sob as orientações de figurino desenvolvidas por Kátia, o grupo formou ao longo dos anos um conjunto de figurinos rico em detalhes para 13 coreografias principais, entre as quais se destacam a "Berioska", "Matrioshka", "Luzes ao Luar" e Moldaviana", entre outras. "Temos 20 dançarinas e mais de 10 coreografias. Já fizemos, portanto, 260 vestidos só para a dança russa", contabiliza Tomacelli.
São dezenas de vestidos produzidos até agora, e segundo a presidente da Fundação de Turismo, Conceição Freitas, foi devido a esta experiência e criatividade que Kátia foi novamente lembrada nesta edição de 2010. "Será um novo momento em termos de renovação e valorização dos figurinos da Festa Nacional do Pirão", observa Conceição.
A criatividade da estilista já rendeu prêmios e reconhecimento à Associação Angelina. Além das cidades de Santa Catarina, o grupo percorreu o estado de Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e o país vizinho, Argentina. Em julho de 2007, participou como convidado no Festival Internacional de Danças de Belgrado, na Sérvia, e em julho de 2008, em Rovanieme, na Finlândia.
Fonte:
Maria Conceição Freitas (Caruda)
Presidente da Fundação Municipal de Turismo
Fone (47) 9179-1285
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527