O projeto Sacci – Socializando Arte, Criando Cidadania, do Governo de Guaramirim, desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, teve seu lançamento oficial na sexta-feira, dia 13, com a presença de cerca de 200 pessoas. Foi a primeira exibição de vídeo dos alunos que participam do projeto e de filme brasileiro, neste dia o sucesso "O Auto da Compadecida", para toda a comunidade guaramirense. Na sequência do projeto, serão exibidos filmes brasileiros em diversos bairros de Guaramirim, conforme a disponibilidade de espaço das comunidades.
A solenidade aconteceu ao lado da antiga Casa do Papai Noel, na rua Gerônimo Corrêa. Uma estrutura foi montada especialmente para transformar o local em um mini-cinema, com direito a bilheteria, pipoca e suco, embora tudo tenha sido gratuito.
O Sacci tem como principal objetivo levar arte, cultura e diversão à população. Prevê a exibição de filmes gratuitamente ao público infanto-juvenil e suas famílias, curtas-metragens sobre prevenção e temas sociais realizados pelos alunos, capacitar os integrantes dos Clubes de Cinema para o planejamento, elaboração e execução de roteiros e edição cinematográfica, incentivar os participantes dos Clubes, evitando a evasão escolar e o envolvimento com o mundo da violência e das drogas.
Atualmente, 65 adolescentes (de 12 a 17 anos) estão participando das Oficinas de Clube de Cinema em quatro bairros. No Centro são três grupos, na Corticeira são dois grupos, no Guamiranga um grupo e no Rio Branco um grupo.
Este projeto é desenvolvido com recursos do Governo de Guaramirim de R$ 30 mil e da empresa Petrobras, no mesmo valor, repassado ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaramirim.
Fonte: Coordenadora do Projeto Sacci, Francieli Campagnaro – 92011347
Ana Cenatti
Jornalista (SC 03277-JP)
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Guaramirim
47 92011689 / 3373 0247 ramal 243