Valorizar o artesanal foi destaque em fórum regional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O projeto "Valorizar o Artesanal" de Guaramirim foi destaque durante o Fórum Regional de Vigilância Sanitária da Região Sul, em Florianópolis na última quinta-feira (20). A fiscal da vigilância sanitária do município, Tatiana Carstens, apresentou o trabalho para profissionais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo a fiscal, o projeto chamou a atenção já que a produção artesanal é fonte de problemas para os vigilantes. "A vigilância sanitária é rotulada como um setor que trabalha isoladamente. Aqui fizemos diferente, saímos das nossas "caixinhas" e sentamos com os setores envolvidos para resolver a questão da produção artesanal", comentou.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Vigilância Sanitária e Epagri, o projeto permite a sustentabilidade da produção artesanal no meio rural. Inclui a agregação de valor nos produtos desenvolvidos na agricultura familiar, cria um roteiro turístico, estratégias de divulgação, sugestões de cursos para melhorar a exploração da atividade turística rural e incentiva a família dos agricultores a dar seqüência aos trabalhos desenvolvidos nas propriedades.

De acordo com Tatiana, técnicos da Anvisa e de outros municípios consideraram o trabalho de extrema importância. "Para eles a iniciativa de Guaramirim é um avanço na valorização da agricultura familiar levando em conta a segurança sanitária dos produtos oferecidos", ressaltou.

Agora, o projeto concorre com outros 18 por três vagas no V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro em Belém, Pará.

Fonte: Fiscal da vigilância sanitária, Tatiana Cartens – 9107-3782.

Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205