Cerca de 75 gestores da educação de vários municípios catarinenses participaram na última segunda-feira (23), no Centro Integrado de Educação do Sesi, em Jaraguá do Sul, do "Encontro Regional da Undime/SC" (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina). Em pauta, a alimentação oferecida no ambiente escolar (Lei 11.947/2009), a Resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE), ingresso e período de permanência do aluno no ensino fundamental e considerações gerais sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).
A convite da organização do evento, a Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul apresentou as ações que vêm sendo realizadas no município, que obteve rendimento maior que a média nacional no Ideb 2009 em 96% das escolas municipais. As explanações vieram em forma de peça teatral e música, contando com a participação do secretário da pasta, Silvio Celeste Bard; da articuladora de alfabetização, Denise Ribeiro Pacheco; e do professor de Teatro da Fundação Cultural, Paulo Cesar da Silva. Logo após ao número artístico, a diretora de Ensino Fundamental, Sirley Maria Schappo, detalhou as iniciativas administrativas e pedagógicas que fizeram com que Jaraguá do Sul alcançasse êxito no Ideb.
Segundo Sirley, "uma das nossas primeiras ações foi explicar aos articuladores de nove áreas de ensino como funciona o cálculo do Ideb, que leva em consideração a aprovação escolar e médias de desempenho nas avaliações da Prova Brasil. Essas informações foram repassadas aos professores da rede municipal". Entre os trabalhos que vem sendo realizados pelos gestores da educação em Jaraguá do Sul para elevação do Ideb está a formação continuada para professores, por meio de encontros e oficinas bimestrais; fortalecimento mensal da equipe gestora de cada escola (diretores, secretários, orientadores, supervisores e administradores); encontros mensais de formação continuada com os coordenadores pedagógicos e diretores; visitas periódicas de articuladores às escolas para assistir às aulas e orientar a equipe gestora; e oficinas com professores dos quintos anos de matemática e de Língua Portuguesa.
A diretora de Ensino Fundamental também apresentou o projeto Livro Livre, ação educativa em que estudantes trocam materiais recicláveis por livro. Durante os meses de abril e julho, cerca de 10 mil crianças das 32 escolas municipais levaram até as unidades de ensino 74.723 quilos de materiais. Pela participação na campanha, foram disponibilizados aos alunos 55 mil livros. Nesta iniciativa, idealizada pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, em parceria com a empresa Weg S/A (responsável pelos custos de edição e tiragem dos exemplares) e com a Secretaria da Educação, o estudante levará, todo mês, pelo menos um quilo de material reciclável limpo para a escola. Ao final da campanha, previsto para o mês de novembro, cada criança receberá 10 livros de literatura infantil ou juvenil, cedidos pelo instituto. A expectativa é que até o final do projeto sejam entregues aos alunos cerca de 130 mil publicações.
Fonte: Fonte: Sirley Maria Schappo – diretora de Ensino Fundamental – (47) 2106-8231
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095