You are currently viewing Novas mascotes gigantes da 14ª Festa Nacional do Pirão terão estreia dia 3

Novas mascotes gigantes da 14ª Festa Nacional do Pirão terão estreia dia 3

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Uma das atrações mais criativas e celebradas da Festa Nacional do Pirão de Barra Velha volta ampliada e renovada na sua 14ª edição, que começa dia 3 de setembro, no campo de eventos no entorno do Ginásio Alfredo José de Borba, no centro. Trata-se da família de mascotes da festa, criada por artistas paranaenses e que virou sucesso em fotos tiradas pelos turistas e moradores que prestigiaram o evento – em especial, a criançada.

Os bonecos gigantes – um pescador, um camarão e um siri – remetem à gastronomia do litoral, e são uma criação dos artistas Joelson Cruz e Tadica Veiga, da Companhia de Teatro Liberdade, que desenvolve na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, o projeto "O Boneco e a Sociedade", referência no Estado quando o assunto é espetáculo de bonecos. A estes três personagens, criados em 2009, a edição 2010 da Festa Nacional do Pirão vai agregar mais dois – e estes são a grande novidade: a fileteira de peixe, esposa do pescador, com pouco mais de 3m de altura, e o peixe de 2m, que ampliarão a família de mascotes.

O pescador traja roupas típicas da sua atividade, e traz uma rede nas costas, além do pirão e o peixe na mão. Já sua esposa, recém-criada, tem o lenço tradicional das benzedeiras açorianas, a calça por baixo da saia e uma faca e uma espinha de peixe nas mãos, mostrando que sua atividade é limpar o peixe. Tudo para valorizar a tradição.

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Conceição Freitas, que em 2009 visitou pessoalmente o trabalho da Companhia Liberdade e deu início ao projeto, os bonecos têm uma interação com a comunidade e já criaram uma identidade com a festa. Conceição informa que o prefeito Samir Mattar (PMDB) autorizou e os bonecos criados no ano passado foram totalmente reformados, pois participaram de vários eventos depois da Festa do Pirão, como inaugurações, Jogos Abertos da Melhor Idade (JASTI 2010) e apresentações na Praça Lauro Carneiro de Loyola, e precisavam de reparos.

A partir dessa experiência positiva, decidiu-se pela criação dos dois novos mascotes. A família, composta pelo casal de pescadores e os frutos do mar servem como referência da boa gastronomia que novamente será oferecida na festa, e tem como base o pirão, um dos pratos mais populares do Brasil, em suas inúmeras variedades – com peixe frito, com camarão, com siri, com lula ou com marisco, ou ainda com linguiça, feijão ou churrasco.

Também nesta edição, a participação das mascotes terá cunho pedagógico. Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vão participar das apresentações, como forma de aprendizagem da manipulação dos bonecos, orientados por manipuladores que já atuaram na edição de 2009. A intenção é que o PETI assuma a coordenação dos bonecos logo após o encerramento da festa, no dia 7 de setembro.  

Neste ano, a festa terá, além da gastronomia, o destaque para os shows regionais e atrações nacionais como o DJ Fabrício Peçanha e as duplas Chitaozinho e Xororó e Guilherme e Santiago. O prefeito Samir Mattar (PDMDB) e o secretário de Turismo Douglas Elias da Costa reforçam o convite para os visitantes prestigiarem Barra Velha no feriadão da Semana da Pátria. "Todos estão convidados não apenas para desfrutar da nossa gastronomia ou conhecer a rainha, princesas e as mascotes, mas também desfrutar da hospitalidade de Barra Velha", convida Douglas.

Premiados pela Funarte

Os responsáveis pela escola, que através da "Cia. dos Ventos" também criaram o primeiro Museu de Bonecos do Brasil, hoje administrado pela Prefeitura de São José, revelaram que já haviam participado de eventos culturais e carnavais no litoral paranaense, com destaque para a cidade de Antonina, mas antes de 2009 nunca estiveram marcando presença no litoral de Santa Catarina.

Com uma pauta extensa desde a sua criação, em 1997, o grupo responsável pela criação do Museu do Boneco trabalha com duas exposições temáticas: uma sobre o Folclore Brasileiro, e outra sobre o Carnaval dos Bonecos. Essas exposições percorreram escolas, bibliotecas e eventos em São José dos Pinhais, Curitiba e outros municípios do Paraná.

O grupo cultural já marcou presença em eventos importantes como as mostras da Biblioteca Pública do Estado do Paraná, Festival Internacional de Teatro de Bonecos promovido em Curitiba em 2002 e em 2004, além da Biblioteca Municipal de Joinville. Mas é nos carnavais de São José dos Pinhais e de Antonina, no Paraná, que os bonecos ganham grande visibilidade – apresentando um colorido visual que se assemelha aos carnavais de bonecos do Nordeste brasileiro. Em 2009, Tadica e Joelson foram contemplados com o Prêmio Funarte de Teatro Miriam Muniz, ao criar o espetáculo "O Jacaré", somente com bonecos gigantes.

Fontes:

Maria Conceição Freitas

Presidente da Fundação de Turismo de Barra Velha Secretária do Bem Estar Social

Fone (47) 9179-1285

Douglas da Costa 

Secretário municipal de Turismo

Fone (47) 9179-1290

Joelson Cruz e Tadica Veiga

Cia de Teatro Liberdade – Cia. dos Ventos

Fone (41) 3382-2087

Blog obonecoeasociedade.blogspot.com

 


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527