Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Municipal da Saúde aproveita o Dia Nacional de Combate ao Fumo para alertar os jaraguaenses sobre os males do cigarro à saude. Não apenas o cigarro, mas todos os derivados do tabaco, como charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo e de corda, causam problemas à saúde e podem levar ao câncer. Durante o consumo desses produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás do escapamento de automóveis), o alcatrão e substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas.

Em Jaraguá do Sul, a prefeita Cecília Konell sancionou em julho deste ano a Lei Municipal nº 5.675/2010, de autoria da Câmara de Vereadores, que proíbe o consumo de cigarros e produtos similares em espaços de uso coletivo. A Secretaria da Saúde, por sua vez, planeja uma campanha educativa para esclarecimentos sobre os deveres, proibições e sansões previstas pela lei, além de divulgar os males causados pelo cigarro à saúde. Outro passo será a implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o que deve acontecer em 2011.


O programa fornecerá medicamentos específicos para o tratamento contra o tabagismo e será realizado nas novas instalações do Pronto Atendimento Médico Ambulatorial do bairro Czerniewicz (Pama 1), já que a Vigilância em Saúde será transferida para o prédio após o término da reforma. O objetivo do programa é reduzir o número de fumantes no município e, consequentemente, reduzir o número de pessoas doentes devido ao cigarro. Para atingir esse objetivo, serão realizadas ações como prevenção da iniciação ao tabagismo; proteção da população contra a exposição à fumaça do cigarro; apoio aos fumantes que queiram deixar de fumar; atividades educativas com crianças, jovens e adultos; e articulação junto a instituições que possam contribuir com o programa. Os fumantes receberão atendimento médico, orientações e medicamentos para deixar de fumar. Também estão previstas capacitações aos profissionais dos postos de saúde, para que participem das ações previstas no programa.

Saiba mais

Se você parar de fumar agora…

Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
Após duas horas não tem mais nicotina no seu sangue;
Após oito horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida;
Após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
Após cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Fonte do texto Saiba mais: Hospital Universitário da USP

Mais informações pelo telefone (47) 3276-8917.

Fontes para entrevista:

Francisco Garcia – secretário da Saúde – (47) 2106-8436
Walter Clavera – gerente de Vigilância em Saúde – (47) 9922-4100 ou 3276-8917
  

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199