Casos de DSTs e Aids em Jaraguá preocupam a Secretaria da Saúde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Em Jaraguá do Sul 491 pessoas são portadoras do vírus da Aids. O número no Brasil é de 600 mil pessoas. A doença já matou cerca de 205 mil portadores do HIV até 2007. Os dados são preocupantes. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde está trabalhando intensamente na prevenção junto à comunidade. "É importante que todos tenham acesso à informação e que tomem os cuidados necessários", ressalta o secretário da Saúde, Francisco Garcia.

O Programa DST/Aids da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul foi criado em 1991 e tem como objetivos atuar na prevenção, tratamento e controle do aparecimento de casos de DSTs, HIV e Aids. Além disso, busca garantir a assistência integral à saúde, observando os princípios de humanização do SUS e sendo referência para tratamento de pacientes dos municípios da microrregião.

O programa obedece a diretrizes da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais e do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os portadores de DSTs ou HIV e os munícipes encaminhados pelas unidades de saúde recebem acompanhamento médico, orientação, participam de palestras, oficinas, fazem o teste de HIV e sífilis e recebem preservativos, tudo gratuitamente. Desde que foi criado, o programa distribuiu mais de dois milhões de preservativos. De janeiro a junho deste ano, 218,44 mil camisinhas foram entregues. "Os preservativos estão disponíveis gratuitamente a todos os munícipes. Basta ir a uma unidade de saúde para retirá-los", reforça Dalton Fischer, supervisor do Programa DST/Aids de Jaraguá do Sul.

Fique atento aos sinais e sintomas das DSTs

Corrimento, coceira, feridas genitais, mau cheiro, verrugas, bolhas, ardência ao urinar e dor na relação sexual estão entre os sintomas. Sem tratamento, as DSTs podem causar câncer e infertilidade. Se tiver dúvida ou apresentar algum dos sinais, o munícipe deve procurar um serviço de saúde. Testes de HIV são feitos gratuitamente na sede do programa. O endereço é Rua João Picolli, 109, Centro, no antigo prédio do União Saúde. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 16h30, sem fechar para o almoço. O programa conta com assistente social, enfermeiras, médicos, psicóloga, auxiliar de enfermagem, recepção e supervisão geral, além do apoio de uma bioquímica e uma técnica em enfermagem responsável pelo Laboratório Municipal.

Programa DST/Aids de Jaraguá do Sul é destaque nacional

Dois projetos do Programa DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de Jaraguá do Sul, foram selecionados para dois eventos realizados neste ano. "Intervenção familiar: construindo laços de reabilitação" foi apresentado em São Paulo-SP, no II Simpósio Internacional de Aids e Saúde Mental, organizado pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP); e o projeto "Vim te ver", exposto no VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Viriais, organizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em Brasília – DF.

O projeto "Intervenção familiar: construindo laços de reabilitação", apresentado pela psicóloga Fabiane da Silva Ananias e pela Enfermeira Kátia Kinas de Aguiar, foi premiado em primeiro lugar na categoria "Relato de caso, relato de experiência e revisão bibliográfica". As profissionais da saúde relataram o caso de um paciente, portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que tinha dificuldades em se relacionar com sua parceira e com a família. Através do relato a equipe demonstrou como as intervenções familiares realizadas pelo Programa DST/Aids podem contribuir para a resolução de conflitos familiares e são determinantes para reabilitação e qualidade de vida do paciente portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A equipe do programa realiza visitas domiciliares, escuta e mediação familiar, orientação individual e reuniões intersetoriais, tendo como objetivos principais a melhora clínica do paciente e o bem-estar dos familiares. O paciente relatado no caso voltou a residir com sua parceira e teve melhoras significativas de sua saúde física e mental.

O projeto "Vim te ver", exposto em Brasília, foi apresentado pelas enfermeiras Kátia Kinas de Aguiar e Nice Fátima de Deus Silva, que relataram o trabalho realizado pelo Programa DST/Aids de Jaraguá do Sul com as profissionais do sexo do município. O foco da ação foi identificar as vulnerabilidades das profissionais e promover a inserção deste grupo no SUS e desta forma, promover a saúde através da prevenção. As ações anteriores do programa eram focadas nos riscos que as profissionais do sexo ofereciam aos clientes em transmitir alguma DST e não na possibilidade de que elas pudessem ser infectadas por esses clientes. O trabalho desenvolvido estimula ações de autocuidado, orienta as mulheres sobre sinais e sintomas das DSTs, encaminhando-as para realização de exames ginecológicos, HIV e sífilis.

O método mais eficaz para reduzir o risco de contrair e transmitir uma DST e Aids é o uso de preservativos sempre que se mantiver relação sexual. Mais informações pelo telefone 3376-2989.

Fontes: Dalton Fernando Fischer – supervisor do Programa DST/Aids – (47) 3376-2989

Walter Clavera – gerente de Vigilância em Saúde – (47) 3276-8917

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199