A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha promoveu nos dias 2 e 9 de setembro suas oficinas de fortalecimento da atenção primária à Saúde do município, visando a capacitação dos servidores do setor que também acontece nas macrorregiões nordeste e planalto norte do Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde e suas gerências regionais. A oficina reuniu 90 servidores no dia 2 e 60 no dia 9, superando as expectativas. A capacitação foi no auditório do hotel Flamboyant, em Itajuba, com a participação do prefeito Samir Mattar (PMDB) e presença do enfermeiro Douglas Calheiros, da Gerência Regional de Saúde.
Segundo a secretária Eliana Bittencourt, o objetivo é promover o alinhamento de conceitos sobre a chamada "atenção primária da Saúde", analisar a situação dos municípios e desenvolver o fortalecimento de cada cidade da região. A oficina, com carga horária de oito horas é promovida em um dia, dando aos servidores do setor fundamentação sobre o conceito da chamada Atenção Primária, e dando uma leitura de estudo de casos.
Em cada cidade, são identificados os problemas do setor, é elaborado um plano de ação para a resolução dos problemas e é eleito um problema crítico prioritário da Saúde. Eliana lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa por um período de profunda reflexão e mudança – mudança esta em maior escala em alguns Estados, que adotam a troca do conceito de Atenção Básica para Atenção Primária à Saúde.
"Adotar o conceito Atenção Primária à Saúde é responsavelmente aceitar o que a população almeja: um sistema de saúde que seja mais rápido e que ofereça as respostas resolutivas às demandas", comenta. A Atenção Primária à Saúde constitui-se como o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema de saúde. Tem o papel centralizador de organização, coordenação e responsabilização dentro de um sistema de saúde.
Em Barra Velha, houve suspensão dos trabalhos dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) nos dias 2 e 9, em virtude da capacitação, que envolveu mais de 90 servidores. Eliana e sua equipe destacam que as emergências e urgências foram atendidas no Pronto Atendimento Central 24 Horas, e mesmo assim, agradeceu a compreensão da comunidade.
Fonte:
Eliana Beatriz Bittencourt
Secretária Municipal de Saúde
Fones (47) 3456-2155 ou 9109-4903