A equipe "Unidos pela Figueira", da 8ª série do período matutino da Escola de Educação Básica Teresa Ramos foi a vencedora da Gincana Ambiental, desenvolvida na 9ª edição do Projeto Preservar é Amar, pelos alunos de 8ª séries das escolas de Corupá.
O 2º lugar foi da equipe "Quatro Elementos", do período matutino da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira e o 3º lugar da equipe "Filhos da Mãe Natureza", da Escola Municipal Francisco Mees.O encerramento do projeto Preservar é Amar 2010 ocorreu no dia 18 de setembro, no Seminário Sagrado Coração de Jesus e contou com a participação de alunos, professores, diretores, pais, colaboradores da empresa Lunelli, funcionários da Secretaria de Educação e pessoas da comunidade. Durante o dia houve apresentações das tarefas: trazer um aluno participante da 1ª edição do projeto Preservar é Amar 2002, apresentar as oito camisetas do projeto de 2002 a 2008, leitura das redações e cantar a letra da música produzida.
No período vespertino foram desenvolvidas 18 tarefas-relâmpago em forma de brincadeiras, que integraram e proporcionaram uma tarde muito prazerosa aos alunos. "A gincana foi um sucesso. Houve muita competição, respeito, participação, colaboração, integração e união das equipes", destacou Sirlene Maria Morais, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Corupá. O Projeto "Preservar é Amar" deste ano, com o tema "Meio Ambiente e Ação", teve como objetivo, a realização de uma Gincana Ambiental, que desenvolva uma integração saudável, resgatando valores de recuperação e preservação ambiental.
O lançamento ocorreu dia 18 de maio no auditório da secretaria de Educação. Esta edição envolveu 249 alunos de nove turmas de 8ª séries, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e das escolas estaduais São José e Teresa Ramos.
Cada turma de 8ª série foi uma equipe participante da Gincana Ambiental, que teve tarefas para serem cumpridas dentro do prazo estabelecido e tarefas-relâmpago durante o encerramento da gincana. As tarefas cumpridas valeram 200 pontos e foram avaliadas por uma comissão técnica e pelo Grupo Mentor. A equipe que se destacou na tarefa recebeu mais 100 pontos extras.
As três melhores equipes serão premiadas com viagens de estudo, a localidades que possuem Institutos Ambientais e ou programas ambientais de qualidade, definidos pelo Grupo Mentor e pela empresa Lunelli. As escolas e professores-coordenadores receberam certificado de participação, com a carga horária dos professores estipulada pela Semec.
Para o secretário de Educação Joney Cicero Morozini, a avaliação do projeto foi muito positiva. "Trabalhar a conscientização e sensibilização da preservação do meio ambiente por meio de uma gincana para que se tornem cidadãos conscientes e críticos e saibam viver com o progresso, mas com sustentabilidade", diz Joney. As práticas direcionadas pela Lunelli Têxtil em prol do meio ambiente e das causas sociais são de conhecimento da comunidade. O projeto Preservar é Amar é uma das ações, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Corupá. O Projeto Preservar é Amar, desenvolvido pela Lunelli Têxtil em parceria com a Prefeitura de Corupá, por meio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foi implantado nas escolas em 2002 e atualmente integra a grade curricular das turmas de 8ª série. Em cada ano é direcionado para um tema específico, e há envolvimento dos alunos, professores e comunidade.
Mais informações com Renata da empresa Lunelli: 3276-0020 ou com Joney, secretário de Educação: 3375-1399.