You are currently viewing Projeto Horta Escolar – semente do alimento e do saber

Projeto Horta Escolar – semente do alimento e do saber

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola Francisco de Paula é uma das unidades de ensino de Jaraguá do Sul que incentivam os alunos a se envolverem no preparo, plantio e na colheita de verduras e legumes, ações que integram o projeto Horta Escolar. No mês de abril deste ano, sob a supervisão da professora Maria do Carmo Alves, 14 crianças da fase Pré 2, com idade entre quatro e cinco anos de idade, acompanharam, diariamente, dentro da sala de aula, o processo de germinação do feijão. Paralelamente a esta etapa, os alunos aprendiam, na prática, a preparar o solo para receber sementes de alface, beterraba, salsinha, brócolis, couve-flor e espinafre.  

"Com este projeto, as crianças aprendem a lidar com a terra, a cuidar dos alimentos e, acima de tudo, são incentivdas ao cultivo e ao consumo de verdura na casa delas. O projeto foi tão inspirador que os alunos estavam sempre à procura de informações e ansiosos para o momento da colheita. Além de preparar o terreno para os alimentos, as crianças plantaram girassóis, que embelezam os canteiros e alimentam os pássaros", explica Maria do Carmo.

A professora relata o sentimento dos alunos no dia da colheita, ocorrida no dia 14 deste mês. "Foi uma festa. Nossos primeiros alimentos foram a alface e os cheiros verdes. Cortamos, lavamos e a merendeira fez um lanche e serviu a todas as crianças da escola. Parte da colheita foi colocada num pacote de presente e levada pelos alunos até suas casas. Percebi que este compartilhamento dos alimentos foi muito gratificante para toda a comunidade escolar e, principalmente, para as crianças que participaram de todo o processo, desde o preparo até a colheita. São nas pequenas atitudes que conseguimos apreciar e dar valor as coisas".

Segundo a diretora da Francisco de Paula, Carmen Lúcia Souza S. Torizani, "este projeto traz muitas coisas positivas para a escola. Enfatiza valores importantes, como o trabalho em grupo, respeito ao meio ambiente e a busca por uma melhor qualidade de vida. Percebemos que as crianças têm um cuidado especial com a horta e que esse capricho se estende a outras atividades escolares. Houve mudança nos hábitos alimentares das crianças. Elas começaram a entender melhor sobre os alimentos e agora têm hábitos mais saudáveis. Destaco, também, o envolvimento de pais e avós. Como não usamos agrotóxicos na horta, familiares das crianças dão dicas de como fugir das pragas. A solução foi o uso de água e sabão, prática comum em outras épocas. É a integração entre gerações resultando numa alimentação saudável e ajudando para a formação de uma juventude cidadã".  

O projeto Horta Escolar iniciou em março de 2009 pela Secretaria da Educação. Na Escola Francisco de Paula envolve cerca de 96 crianças matriculadas do Pré Escolar ao 5º ano. As atividades iniciam no mês de abril e vão até dezembro. Conhecimentos sobre o preparo da horta, as técnicas de plantio, o cuidado no manuseio dos alimentos, pratos que podem ser feitos, entre outras informações, são adquiridos por meio de revistas e livros especializados, devidamente agrupados nas estandes da biblioteca da escola.

Fonte: Carmen Lúcia Souza S. Torizani – diretora da Escola Francisco de Paula – (47) 3371-0888

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095