Uma noite especialíssima ao som do afinado piano de Arthur Moreira Lima. Assim foi a presença do projeto "Um Piano Pela Estrada" em Barra Velha, na última sexta-feira (24 de setembro), no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, marcada não apenas pela presença de mais de 700 pessoas, mas também pelo carisma e simpatia de Moreira Lima, que chegou ao local com 40 minutos de atraso. A espera, entretanto, compensou, não apenas pelo repertório de músicas clássicas e populares – mas porque passou também pelo chorinho brasileiro e encerrando com o hino nacional.
O concerto, programado para acontecer na Praça Lauro Carneiro de Loyola, foi transferido para o ginásio, em virtude da ameaça de chuva – que não se concretizou – mas principalmente pelos fortes ventos. Mesmo assim, o público não arredou pé em uma hora de apresentação. Barra Velha foi a cidade de número 341 na qual Moreira Lima levou seu espetáculo, patrocinado pelos Correios, Gerdau e Caixa Econômica Federal. Entre as autoridades presentes, o prefeito Samir Mattar, o secretário de turismo Douglas da Costa e a presidente da Fundação de Turismo, Conceição Freitas, além da secretária de Educação Antonina Ramos e o presidente da Fundação Cultural de Barra Velha, José Carlos Fagundes.
Divino Espírito Santo
No final do concerto, Samir presenteou Moreira Lima com artesanatos de Barra Velha – as panelinhas tradicionais da Festa Nacional do Pirão e as réplicas em miniatura da bandeira do Divino Espírito Santo foram repassadas ao compositor e pianista. O espectador Cássio Marcos do Amaral elogiou a vinda do pianista para Barra Velha e disse que a cidade teve um privilégio por levar a arte ao povo. "Creio que o Arthur iluminou Barra Velha com sua presença", arriscou o espectador.
Já o presidente da Fundação de Cultura, Cacá, celebrou o ano positivo que Barra Velha está tendo na cultura, com a vinda de escritores como Daniel Fresnot e Rosana Bond, o próprio pianista e a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina para a cidade. "Está sendo culturalmente um ano muito positivo", observa Fagundes.
Além do concerto propriamente dito, a esposa de Arthur Moreira Lima marcou presença na comunidade de Vila Nova, na Escola Básica Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff, com o projeto "Um Sorriso pela Estrada". Ela levou noções de higiene bucal para as comunidades escolares dos bairros Escalvado, Vila Nova e Sertãozinho, reunidos na escola Maria Tusnelda.
Fonte:
Douglas Elias da Costa
Secretária de Turismo
Fone (47) 3446-1231 ou 9179-1290
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527