Moradores apontam suas necessidades durante audiências nos bairros

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A melhoria das condições de habitação de uma cidade só se dá conjuntamente com ações visando a segurança, saneamento e meio ambiente, educação e cultura. Esta foi a principal mensagem que a empresa Espaço Urbano, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), deu aos moradores de Vila Nova, Medeiros e Itajuba, durante as audiências que aconteceram nos bairros barra-velhenses na semana passada.

No bairro Medeiros, o destaque foi para as delegadas eleitas para a audiência pública final, as moradoras Marli Reis e Rosa Maria dos Santos, as quais já marcaram nova reunião neste mês de outubro para discutir as questões rurais da área. Marli e Rosa querem debater, sobretudo, o futuro das novas gerações para mantê-las no campo, preocupando-se com as inovações tecnológicas através de cursos voltados à área rural e projetos de moradia em áreas das famílias já existentes.

No bairro Itajuba, a grande presença de jovens fez com que Angélica Duarte, estudante da sétima série, se identificasse e batalhasse para ser uma das delegadas do bairro, enfatizando com sua turma que a questão do primeiro emprego fosse levada a sério no município. "Não nos dão chance de trabalho por não termos experiência e sequer formação para tanto", destaca a estudante – "por isso queremos mais uma reunião com a equipe da Prefeitura para que possamos apresentar nossas ideias e propostas detalhadamente".

De acordo com a diretora de Habitação, Isabel Borba, uma média de 20 moradores participou em cada audiência nos bairros, com resultados interessantes. Os participantes que cursam o Pró-Jovem, por exemplo, identificaram a falta de creches na comunidade, o que acaba causando a não contratação ou demissão de mães que queiram trabalhar, situação vivida por muitas moradoras. Marcio de Oliveira Frieseb, outro delegado, destaca a questão do entretenimento com praças, esporte e turismo do bairro.

Vila Nova pede creche

No bairro Vila Nova, a comunidade quer deixar de ser "parte do Sertãozinho" e quer ser tratada como um bairro. "Os moradores da Vila Nova querem um posto policial destacado no item segurança, pleiteiam turmas até a oitava série, além de uma creche e que se crie um Núcleo de Defesa Ambiental para que os adolescentes do bairro preservem o Parque Natural Caminho do Peabiru", detalha Isabel. Gelson Monteiro e Zeli de Oliveira são os delegados da comunidade.

O vereador Maneca Pinheiro (PMDB), que participou da audiência no bairro, comprometeu-se, a pedido da comunidade, de ajudar a criar uma associação para que tenham mais voz e vez nas suas reivindicações. Na avaliação direta sobre habitação, todos os bairros estão preocupados com a questão da regularização das áreas invadidas ou sub-ocupadas em Barra Velha, e ainda com a melhor distribuição de moradias novas programadas que chegam à Barra Velha.

A reunião no São Cristovão não aconteceu por falta de quórum. A Diretoria de Habitação irá proporcionar uma nova data na semana que vem, para não deixar o bairro de fora do processo de elaboração do Plano Municipal. O diálogo com a comunidade trouxe surpresas significativas na identificação das necessidades para implantação ao projeto, segundo informa o prefeito Samir Mattar (PMDB).

O próprio prefeito, há cerca de dois meses, quando uma empresa veio oferecer-lhes investimentos habitacionais em casas populares, colocou como condição à empresa que o empreendimento deve se preparar com infra-estrutura antes de iniciar seu investimentos.

Plano de Habitação de Barra Velha

Delegados dos Bairros

Marcio de Oliveira Friese    Bairro Itajuba

Angélica Duarte                   Bairro Itajuba

Gelson Monteiro                   Bairro Vila Nova

Zeli de Oliveira                     Bairro Vila Nova

Marli Reis                              Bairro Medeiros

Rosa Maria dos Santos       Bairro Medeiros

 

Fonte:

Isabel Borba

Diretora de Habitação

Fone: (047) 3446-7701 ou 9179-1303


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527