O programa de educação ambiental "Relação do Homem com a Natureza", desenvolvido pelas Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o Batalhão de Polícia Militar de Joinville, a Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" e Battistella Florestas encerrou as atividades do ano e divulgou os melhores trabalhos de cada categoria, realizados pelas turmas participantes do programa.
O evento aconteceu no dia 7 de outubro (quinta-feira), na Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" e contou com presença do prefeito Luiz Carlos Tamanini, do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Rubens Haffemann, representantes da Polícia Militar Ambiental de Joinville, Battistela Florestal, Consórcio Quiriri, Lunelli Têxtil, diretores, professores e alunos.
Os trabalhos classificados foram:
Maternal III (educação infantil): CEI Dona Nina
Premiação: Passeio ao Zoológico de Pomerode, no dia 18 de outubro
Atividade "Pintando os seis", em alusão aos seis elementos que compõem o meio ambiente: água, ar, fauna, flora, solo e ser humano. Pintura coletiva com utilização de giz de cera em papel pardo.
Jardim II (educação infantil): Escola Francisco Mees, jardim matutino
Premiação: Passeio ao Zoológico de Pomerode, no dia 25 de outubro
Atividade "Pintando os seis", em alusão aos seis elementos que compõem o meio ambiente. Desenho individual com utilização de giz de cera em papel A4 timbrado, em que cada aluno fará um desenho relacionado aos seis elementos.
3ª série/4º ano (ensino fundamental): Escola José Pasqualini, matutino
Premiação: Passeio as cavernas de Botuverá no dia 3 de novembro
Atividade Paródia ambiental, envolvendo os seis elementos que compõem o meio ambiente. Elaboração coletiva e apresentação de paródia, cujo tema deverá referir-se aos seis elementos que compõem o meio ambiente.
6ª série/7º ano (ensino fundamental): Escola Francisco Mees, matutino
Premiação: Passeio as cavernas de Botuverá e Brusque, no dia 9 de novembro
Jornal Coletivo, com o tema "Meio Ambiente em Corupá". Elaboração coletiva de um jornal de até 3 (três) folhas, (6), seis páginas, com notícias, informações e cultura e outros assuntos. A atividade será realizada na escola, em papel sulfite tamanho A4.
2º ano (ensino médio): Projeto coletivo de melhoria ambiental na escola: 2º ano 05, da Escola Teresa Ramos
Premiação: Passeio a São Francisco, no final de outubro
Elaboração coletiva de um projeto que objetiva a melhoria ambiental da escola, dentro da metodologia: capa, objetivos geral e específicos, desenvolvimento, cronograma de implantação e avaliação.
A avaliação das atividades foi realizada por uma comissão julgadora formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville, Empresa Battistella Florestal e da Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras. O melhor trabalho de cada categoria será premiado com um passeio a uma área ambiental.
A educação ambiental sempre foi preocupação da administração, sendo realizada no município desde 1997. O Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a natureza", com o slogan "Mostre suas garras pela natureza", desenvolvido anualmente de março a novembro na Rota das Cachoeiras, em Corupá, objetiva promover aulas de educação ambiental a alunos e professores, para que compreendam sua relação com a natureza e o quanto à sobrevivência depende de uma relação equilibrada e respeitosa com o meio ambiente.
As aulas ocorrem três vezes ao mês, às quintas-feiras, nos períodos matutino das 7h30 às 10h30 e vespertino das 13h30 às 16h20, seguindo o cronograma pré-fixado. Durante as aulas há três oficinas: trilha ecológica, palestras e atividades dinâmicas, planejadas de acordo com faixa etária dos alunos.
Neste ano, envolveu aproximadamente 900 alunos de educação infantil (maternal III e jardim II), ensino fundamental (3ª e 6ª série), e 2º ano do ensino médio da rede municipal e estadual de ensino. Após a visita, cada turma foi responsável em desenvolver uma atividade referente ao tema "Relação do homem com a natureza" e encaminhar à Secretaria de Educação para avaliação.
Mais informações: 3375-1399
Cejac promove 1ª Noite do Pastel
O Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de Corupá convida a comunidade para participar da 1ª Noite do Pastel. Será no dia 16 de outubro (sábado), das 18h às 20h30min no ginásio de esportes da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. O valor do cartão é R$ 12,00 (acompanha cinco pastéis de diferentes sabores e um copo de refrigerante).
Mais informações: 3375-1822.
Senac abre inscrições para curso gratuito de operador de computador
O Senac abre inscrições para curso gratuito de operador de computador, com carga horária de 168 horas. As aulas iniciam no dia 18 de outubro e seguem até janeiro, das 13h30min às 17h ou no período noturno das 18h30min às 22h, na Unidade Móvel do Senac que estará localizada em Corupá, em local a definir. Para inscrição é necessário ter no mínimo 14 anos e estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A seleção será pela renda familiar. As inscrições devem ser feitas até 15 de outubro no site http:/ / www.sc.senac.br/psg/
O convênio entre o Sesi e as prefeituras de Corupá e Guaramirim foi assinado no dia 8 de outubro e vai beneficiar mais de 70 pessoas com o curso gratuito de qualificação em Operador de Informática, voltado para moradores com baixa renda.
A grande novidade do convênio é que o curso de Operador de Informática nunca foi oferecido pelo Senac na região. As aulas serão nas duas unidades móveis de informática, equipadas com o que há de mais moderno na área. Elas passaram por reformas e serão inauguradas pelos alunos da região. A unidade possui uma sala de aula sobre rodas equipada com antena parabólica, TV de 42 polegadas, projetor de vídeo, 19 computadores novos, ar condicionado e muito conforto.
O diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino, acredita no uso das unidades móveis como disseminadoras de conhecimento, levando cursos e oportunidades de aprendizado a lugares onde não há unidades do Senac instaladas. "Esse é um dos nossos maiores diferenciais, pois conseguimos chegar a todos os municípios catarinenses e possibilitar a inserção de muitas pessoas no mercado de trabalho", completa.
Mais informações pelos telefones 47 3275-8400 ou 3375-1399.