Prefeitura investe na capacitação dos cuidadores de crianças abrigadas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A capacitação para cuidadores que atuam no Abrigo para crianças e adolescentes, localizado no bairro Tifa Martins, aconteceu ontem e hoje (22) e atingiu 25 profissionais. Eles receberam orientações técnicas sobre como acolher crianças e adolescentes abrigados provisoriamente. Todas as orientações foram baseadas no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Entre os 25 participantes, além dos cuidadores do abrigo, estava a equipe de apoio (merendeira, zeladora), equipe técnica (assistente social, psicólogo, pedagoga) e duas famílias acolhedoras.

A mestre em Educação Sociocomunitária, Joanice Barbosa Parmigiani, da empresa Educadores Sociais (SP), vencedora da licitação para ministrar o curso, explica que uma das principais discussões durante a capacitação foi o papel do abrigo na formação do abrigado. "Apesar de ser provisório, o abrigo tem a função de, nessa fase da vida da criança, educar para a vida. Deve ir além de oferecer alimento, banho, roupa. O cuidador precisa dialogar com a criança, dar afeto, amor e demonstrar segurança", destaca Joanice. O curso foi pago com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

Sobre o que a comunidade pode esperar de diferente dos profissionais depois dessa capacitação, a palestrante afirma que o olhar dos profissionais para os abrigados vai mudar, além do relacionamento diário entre o cuidador e a criança. "Os profissionais estão se sentindo valorizados com esse curso. Por consequência, o serviço melhora", garante Joanice. Atualmente, 21 crianças e adolescentes estão abrigados na casa.

Fonte: Elci Cristofolini – guardiã do Abrigo para crianças e adolescentes – (47) 3276-0424

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199