A Fundação Cultural/JS e o Conselho Municipal de Cultura estão promovendo o Mês da Cultura em Jaraguá do Sul, em alusão ao Dia Nacional da Cultura Brasileira – comemorado em 5 de novembro. Embora denominado de "Mês" da Cultura, o evento é desenvolvido desde a primeira semana de outubro e tem encerramento agendado para o início de dezembro, envolvendo cerca de 40 atividades em sua programação. A informação é da historiadora do Arquivo Histórico e integrante do CMC, Silvia Regina Toassi Kita, lembrando que uma das atividades é o 1º Festival de Artes Visuais, iniciado na quarta-feira (27), no Hotel Vale das Pedras, na localidade de Ribeirão Grande do Norte. A iniciativa reúne em torno de 30 inscritos, que participam de oficinas (pintura e vídeo-arte) e palestras (Curadoria e Crítica de Arte; Livro do Artista) realizadas até sábado (30). Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas no blog http://www.artesvisuaisjaraguadosul.blogspot.com/.
Silvia Kita explica que a programação reúne projetos elaborados pelos representantes das áreas culturais no Conselho Municipal de Cultura – junto com seus representados. De acordo com ela, esta iniciativas aprovadas pelo CMC são principalmente de fomento e capacitação nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, literatura, manifestações culturais, música, patrimônio histórico edificado, patrimônio histórico edificado imaterial e teatro. "Os recursos utilizados são os que restaram do Fundo Municipal de Cultura, pois seria um valor insuficiente para novo edital", justifica.
A programação prossegue com dois cursos promovidos pelas sociedades de tiro através do projeto "Revivendo as Tradições", sendo ambos nas mesmas datas e horário – dias 2 e 25 de novembro, a partir das 8 horas – mas em locais distintos: na Sociedade Aliança, acontece o Curso de Comandante de Marcha, voltado à capacitação de pessoas para dirigir as marchas de buscas de reis e rainhas, abertura e fechamento de desfiles, possibilitando a continuidade desta tradição; na Sociedade Alvorada, é realizado o Curso de Gastronomia Alemã, em que os participantes poderão conhecer e aprimorar receitas germânicas típicas da região. Informações mais detalhadas sobre os cursos podem ser obtidas ligando para 3376-1160.
A historiadora Silvia Kita lembra que os ciclos de palestas e cursos promovidos pela Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Cultura também integram o Mês da Cultura em Jaraguá do Sul, que terá sua programação completa disponível nos próximos dias no site http://cultura.jaraguadosul.com.br/.
Fonte:
Silvia Regina Toassi Kita (historiadora do Aquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel)
Telefone 3275-1300
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013