Pastoral da Criança implanta pesagem na Quinta dos Açorianos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Pastoral da Criança de Barra Velha está ampliando suas atividades e abrangência de sua atuação na luta contra a desnutrição infantil. No próximo dia 8 de novembro, as voluntárias da pastoral chegam à comunidade da Quinta dos Açorianos, no extremo norte de Barra Velha, para ampliar o projeto denominado "Celebração da Vida", que consiste em pesagem das crianças abaixo do peso e distribuição da chamada "multimistura", composto alimentar que reabilita crianças em situação de desnutrição. A pesagem na Quinta dos Açorianos inicia às 17h de domingo, com apoio das voluntárias Lia e Dolores.

Além dessa expansão, a Pastoral da Criança retoma nos demais bairros a pesagem que já acontece regularmente. Nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, a "Celebração da Vida" chega à rua Leopoldo Gunz (popular "Rua do Pau Pega"), às 17h; na quinta-feira, dia 4 de novembro, chega à Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, no bairro São Cristóvão, também às 17h com a equipe da presidente Ivete Brugnago, e na sexta-feira, encerra a semana com duas pesagens: na Cozinha Comunitária da Imaculada Conceição (bairro Vila Nova), com a equipe da voluntária Marli; e na rua Anselmo Brenneisen (antiga rua 611), com a moradora Carmelita, ambas às 17h.

A dirigente da pastoral, Célia Ribeiro, que divide os trabalhos com as voluntárias do bairro e também com a presidente Terezinha Maiochi, destaca que atualmente, são 200 crianças atendidas com as pesagens, número que pode aumentar de 10% a 15% com as crianças da Quinta dos Açorianos. Célia contabiliza 45 crianças atendidas na "Rua do Pau Pega", 90 crianças no São Cristóvão, 32 na Vila Nova e outras 32 na região da rua Anselmo Brenneisen. A somatória prévia feita pelas voluntárias na Quinta apontou um número inicial de 12 crianças a serem assistidas neste bairro.

A Pastoral da Criança iniciou suas atividades em Barra Velha e a marca de seu trabalho, segundo a líder Terezinha Maiochi, é não apenas a pesagem da infância, mas também a distribuição da multimistura para os pequenos abaixo do peso, a fim de que eles possam se recuperar. As voluntárias compram esse composto alimentar, e os distribuem grátis para a população carente. A multimistura é um composto de folhas desidratadas de alfafa, abóbora e batata doce; farelos de arroz, aveia e trigo; sementes de abóbora, gergelim, girassol, linhaça e sal marinho.

Segundo Terezinha, este é um produto 100% natural, não contendo aditivos químicos ou conservantes, e este pó deve ser adicionado nos alimentos já cozidos e prontos, não perdendo assim seus valores nutritivos. As cápsulas devem ser tomadas junto às principais refeições (em números de três a cinco) ou durante o decorrer do dia. Seu uso é indicado para crianças, gestantes, lactantes, jovens, atletas, convalescentes e idosos.

Em nível nacional, a Pastoral da Criança iniciou o trabalho de "Alimentação Alternativa" em 1985. Já na introdução de um livro sobre o tema, publicado em 1988, a médica Clara Takaki Brandão estabelecia: "somente através de uma combinação, a mais diversificada possível, se conseguia aproveitar toda a potencialidade nutritiva dos alimentos". O trabalho da Pastoral da Criança em Barra Velha tem como referência a líder Zilda Arns, morta no terremoto do Haiti no dia 12 de janeiro deste ano.

Fonte:

Célia Ribeiro – Terezinha Maiochi

Coordenadoras da Pastoral da Criança

Fones (47) 3446.0602 / 9637.4362


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 (novo ramal) / 9109-4526 / 9921-4527