Na última quarta-feira (10), os professores da rede municipal de educação de Corupá socializaram algumas atividades do curso "Diversidade Textual: Gêneros Textuais", ministrado pela professora Margit Hauch, realizado durante o ano e aplicadas com os alunos em sala de aula.
O fio condutor do curso foi a verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, trabalhada em forma de projeto nas escolas. A professora Margit sentiu-se maravilhada com os trabalhos apresentados. "O curso surtiu efeito, trazendo a diversidade dos gêneros textuais para dentro de sala de aula. Para o próximo ano, a meta é o trabalho com projetos, que exige tempo para planejamento, reflexão e replanejamento", destacou Margit.
Segundo avaliação dos professores, o ponto forte do curso foi o trabalho com projetos e o envolvimento e participação dos pais em algumas atividades.
As apresentações começaram com o grupo de professores da Escola Municipal Francisco Mees, que destacou as seguintes atividades:
-
Receita "Bolo de suspiro com sucesso", para uma boa aula
-
Produção de textos, usando provérbios
-
Paródia "O caderno", da música de Toquinho
-
História de varal
-
Confecção de livro de receitas vegetarianas
-
Elaboração de carta coletiva e troca de correspondência com alunos de outra escola
Na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, os trabalhos de destaque foram:
-
Leitura de diversas versões da história de Chapeuzinho
-
Leitura de diversos contos
-
Contação de histórias
-
Elaboração de convite e festa em sala de aula, com cardápio à base de banana
-
Piquenique no Seminário
-
Confecção do mascote, que diariamente vai com um aluno para casa
-
Confecção de máscaras dos personagens da história do Chapeuzinho
-
Trabalho com diversos gêneros textuais
-
Participação dos pais em atividades do projeto
Alguns trabalhos destacados pelos professores da Escola Municipal José Pasqualini foram:
-
Leitura de diversas versões da história de Chapeuzinho
-
Filme Chapeuzinho Vermelho II
-
Trabalho com diversos gêneros textuais
-
Elaboração de carta coletiva e troca de correspondência com alunos de outra escola
-
Desenvolvimento de receitas
-
Construção de fantoches
-
Carta coletiva para diretora
-
Estudo do lobo: alimentação, habitat e outros
-
Escrita de histórias que marcaram a infância dos pais
-
Gráficos, pesquisas de preço
Segundo a professora Margit, o curso trabalhou os textos de forma reflexiva e interdisciplinar, resgatando a importância da leitura deleite (viver o que está lendo). Também trabalha o resgate de atividades positivas de outras épocas, readaptando à realidade. "Uma das sugestões do curso para 2011 é o trabalho com projetos, com sugestões de paradas quinzenas para análise, reflexão, reorganização e traçar novos caminhos", enfatiza a professora Margit.
O curso "Diversidade Textual: Gêneros Textuais" foi promovido pelo Ministério da Educação e Faculdade Federal de Pernambuco por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas) do Mec e objetiva melhorar o Ideb. A professora Margit participou do curso e foi a multiplicadora no município de Corupá.
A carga horária foi de 140 horas, ministrado pela professora mestre Otília Heinig, na Furb em Blumenau nos meses de abril, junho e agosto e o encerramento foi no dia 29 de outubro, durante um seminário.
Este curso na área de Língua Portuguesa, enfatiza o trabalho com dificuldades de aprendizagem. Aborda os diversos gêneros textuais como a verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, conto, receita, carta, convite, crônicas, memórias e música, trazendo os gêneros textuais da sociedade para dentro da sala de aula.
Mais informações: 3375-1822