Evento reuniu 300 participantes em três dias de atividades
Um público de aproximadamente 5 mil pessoas acompanhou o desfile cívico realizado na Avenida Getúlio Vargas, na manhã de terça-feira (15) – Feriado da Proclamação da República -, reunindo cerca de mil participantes, entre militares do 62º Batalhão de Infantaria do Exército e da Força Aérea Brasileira, policiais militares, veteranos da FEB, guarda mirim, alunos da Emef Francisco Solamon, integrantes do Jeep Clube e a Polentopeia. Sem o anunciado sobrevoo do avião Bandeirulha (devido à nebulosidade), o desfile teve a participação de veículos militares antigos, da Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis. O evento encerrou a programação do 22º Encontro Nacional de Veteranos da FEB, que envolveu 310 inscritos – oriundos de 47 municípios de dez estados brasileiros – em atividades desenvolvidas desde sábado (13), como apresentações culturais, palestras e debates, além das solenidades cívicas.
Na avaliação de uma das coordenadoras do evento, a responsável pela ação educativa do museu "FEB – Museu da Paz", Andréia Cavalheiro G. Lopes, o Encontro cumpriu com seu objetivo de preservar e fomentar a valorização da história dos pracinhas brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial. Para ela, a Exposição de Viaturas Militares Antigas montada na Praça do Expedicionário deu uma grande contribuição para o sucesso do evento, pois despertou a curiosidade do público em conhecer este episódio da História do Brasil, recebendo cerca de 30 mil visitantes, segundo cálculo dos organizadores dessa mostra, a Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares e a Companhia de Preservadores de Viaturas Militares – Os Indestrutíveis.
De acordo com Andréia Lopes, o evento ainda contribuiu para divulgar mais o museu "FEB – Museu da Paz", por onde passaram mais de 2 mil visitantes nos três dias do Encontro. "A maior parte dos nossos visitantes eram turistas e desta vez também recebemos muitos jaraguaenses", comemora, acrescentando esperar que a população de Jaraguá continue frequentando e prestigiando este espaço, onde é possível conhecer a história de heróis brasileiros e do Vale do Itapocu, que combateram durante a 2ª Guerra Mundial.
CARTA – Contando com a participação de 69 pracinhas entre os inscritos, o 22º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB teve como resultado a Carta de Jaraguá, onde uma das decisões foi a abertura da associação à inclusão de amigos entre seus associados como forma de preservar a história da Força Expedicionária Brasileira, congregando todas as pessoas que trabalham com este objetivo. Também há uma orientação para que as regionais concentrem esforços na divulgação dos assuntos da FEB por meio da imprensa e da internet (em blogs e sites). Além disso, foram listadas oito sugestões, sendo uma delas dirigida às autoridades brasileiras da área de Educação, a quem é solicitado que sejam incluídos temas vinculados à FEB em currículos e livros didáticos dos ensinos fundamental e médio. A Carta de Jaraguá, na íntegra, deverá ser disponibilizada, em breve, no site da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul (http://cultura.jaraguadosul.com.br/), instituição parceira da Associação Nacional dos Veteranos da FEB na realização deste evento.
VIATURAS – A programação do evento também envolveu o VI Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, que incluiu em sua agenda uma exposição, no entorno da Fundação Cultural, com cerca de 30 veículos militares – caminhões, jipes, ambulâncias e um tanque entre eles – deslocados de Florianópolis. Pertencente ao acervo de membros da Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis, eles foram deslocados em comboio, sendo alguns transportados em caminhão cegonha, numa ação considerada como o maior deslocamento de veículos militares por civis realizado na América do Sul.
Fonte
Andréia Cavalheiro G. Lopes (responsável pelo museu "FEB – Museu da Paz")
Telefone 2106-8714
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013