Alunos que recebem acompanhamento diário da equipe da Gerência da Educação Especial realizaram na sexta-feira (3) um passeio pelo Zoológico de Pomerode. Cerca de 15 adultos, entre especialistas em deficiência visual e auditiva, psicólogos, pedagogas, fonoaudiólogas, gerente de área e pais acompanharam 12 estudantes de baixa visão e de baixa audição. "As crianças com visão reduzida tocaram nos pássaros e nos macacos. Já as com baixa audição tiveram explicações por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Elas vão conhecendo os bichos durante o ano, antes do passeio, através de bichos de plástico e imagens de livros e de revistas", explica a gerente da Educação Especial, Priscilla Silveira Souza.
A equipe da Educação Especial é formada por três psicólogas, três fonoaudiólogas, duas psicopedagogas, quatro pedagogas, quatro professoras, psicóloga educacional, intérprete, quarenta e dois estagiários (auxiliares de sala), gerente, secretária, bolsista e zeladora. As ações são divididas em duas áreas: Atendimento Clínico e Atendimento Educacional Especializado. Abaixo, o detalhamento dos trabalhos:
– Atendimento Clínico – tratamento de dificuldades de aprendizagem acentuada, patologias já instaladas, em que a criança/adolescente apresenta uma queixa a ser trabalhada pelo profissional afim. Necessita de local adequado e equipado com material específico, conforme regulamentação dos conselhos regionais de cada profissão. O atendimento é sistemático e individual, no mínimo uma vez por semana, com duração de 50 minutos. As três psicólogas realizam 96 atendimentos semanais. As três fonoaudiólogas também fazem 96 atendimentos por semana. Já as duas psicopedagogas, 64, no mesmo período.
– Atendimento Educacional Especializado – disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas do ensino regular. Conta com uma sala multifuncional, atendendo 17 crianças com dificuldades de aprendizagem acentuada e deficiência, totalizando 34 atendimentos por mês. Dispõe, também, de quatro polos, com uma sala para deficientes auditivos, uma sala para deficientes visuais e duas salas para deficientes físicos, transtorno global do desenvolvimento e para estudantes com altas habilidades (superdotação). Quatro professoras com formação específica atendem 56 alunos. O profissional desta área faz a ligação entre os professores da escola e os especialistas. Cada criança frequenta o atendimento pedagógico duas vezes por semana, totalizando 112 atendimentos por mês.
Funções específicas:
– Assessoria Pedagógica – a assessoria pedagógica é composta por quatro pedagogas que prestam serviços a 60 unidades da rede municipal. As profissionais acompanham as pessoas, orientando e fazendo a triagem para encaminhamento a outros serviços. A Gerência da Educação Especial promove a formação continuada para a equipe gestora e para professores, que atendem em suas turmas alunos com deficiências intelectual, mental, sensorial (visual e auditiva), física, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
– Tradução e Interpreação – o intérprete atua na sala de aula inclusiva realizando tradução e interpretação entre a Libras e o português – oral e escrito – para a criança surda.
– Apoio em sala (Estagiários) – a Educação Especial conta com 42 estudantes universitários e seis auxiliares de turma que acompanham crianças com deficiência, dependentes na alimentação, troca e locomoção, matriculadas nas escolas e centros de educação infantil municipais.
Fonte: Priscilla Silveira Souza – gerente da Educação Especial – (47) 2106-8214
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095