Ipreve terá nova sede a partir de 2011

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Velha (IPREVE) terá nova sede em 2011 e vai sair do aluguel. A informação está no boletim "Infopreve", lançado pelo instituto neste mês de dezembro em segunda edição, a qual traz informações detalhadas sobre as atividades do instituto. De acordo com o diretor presidente Marciel Berlim e com a diretora de benefícios Moema Ramos Alvim Schlütter, a partir de março do ano que vem, o Ipreve, atualmente instalado em imóvel alugado na rua Odorico Magalhães, no centro, estará na avenida Governador Celso Ramos, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professora Dolores Jimenez Hernandez.

A nova sala, cedida pela Prefeitura de Barra Velha, é a onde está atualmente instalada a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), a qual está se transferindo nos próximos meses para a agência nova e ampla construída também na avenida Celso Ramos. Segundo Moema e Marciel, após a solicitação do IPREVE, o pedido foi prontamente pelo prefeito Samir Mattar (PMDB), e o Poder Executivo cedeu o local. A mudança, segundo o diretor administrativo Edivaldo Navarro Cachoeira, faz parte do projeto da atual gestão de promover melhorias para atender melhor o servidor aposentado e também representa economia para o IPREVE.

Repasses em dia

No mesmo boletim, o IPREVE informa que a atual gestão municipal, através do prefeito Samir Mattar, tem honrado compromissos e obrigações da Prefeitura com o instituto. Samir determinou o repasse rigorosamente em dia dos recursos mensais da parte dos segurados (os quais contribuem com 11%), da parte patronal (que contribui com 22%). O total destes dois índices, ou seja, 33%, é a base do custeio do instituto, já que o IPREVE é o responsável pela manutenção dos seus servidores ou seus dependentes.

O instituto barra-velhense tem as mesmas funções do INSS para os trabalhadores da iniciativa privada, entretanto, é exclusivo para os servidores públicos, os quais custeiam o IPREVE com os 11% de sua remuneração, somados aos 22% da Prefeitura. O instituto é fiscalizado pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, além do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, além da Câmara de Vereadores e da própria Prefeitura e os segurados.

Marciel ainda frisa que além do prefeito Samir, a secretária de Administração Susana Perinotti Borba sempre priorizou os compromissos do instituto, mostrando "ser grande conhecedora da importância da regularidade previdenciária para os servidores". De janeiro a outro deste ano, o Município repassou R$ 1.022.082,53, e hoje, o IPREVE tem um saldo financeiro aplicado nos fundos de reservas coma importância de R$ 1.517.253,22.

O instituto também conta com sua certidão de regularidade previdência (CRP) emitida pelo Ministério da Previdência Social em julho deste ano, e de desde outubro, conta com cinco novos servidores aposentados e uma nova pensionista. O boletim "Infopreve" tem tiragem de 500 exemplares e traz ainda informações sobre quem custeia o instituto, o que é o regime próprio de previdência de Barra Velha e seu modelo de gestão, conselhos deliberativo e fiscal, além de apresentar o quadro de contribuições do exercício de 2010, aplicações financeiras e realização de trabalhos realizados. 

Fonte:

Marciel Berlim

Presidente do Ipreve

Fone (47) 3456-3111


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527