Saúde alerta a população para os cuidados com a leptospirose

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Secretaria da Saúde faz um alerta à população sobre os cuidados de higiene e proteção para evitar a leptospirose. "Com o aumento das chuvas é necessário que a população tenha mais cuidado, principalmente em áreas alagadas, onde a urina do rato se mistura à água e à lama. A pessoa que entra em contato com água e lama contaminadas corre o risco de contrair a doença", ressalta o secretário da Saúde, Francisco Garcia. Neste ano, foram confirmados 25 casos da doença no município e uma morte foi registrada – uma jovem de 21 anos, moradora do bairro Rio Cerro I. Rio da Luz, Rio Molha e Rio Cerro I, foram os bairros com maior número de casos de leptospirose, três em cada bairro. "Não existe vacina contra a leptospirose. A única prevenção é evitar o contato direto com águas contaminadas", esclarece o diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera.

1. O que é leptospirose?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato.

2. Como se pega a leptospirose?

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes.

3. Quais os sintomas?

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.

4. O que fazer ao manifestar esses sintomas?

Se você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento precoces são a melhor solução.

5. Quanto tempo demora para a doença aparecer?

Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

6. Como é feito o tratamento da leptospirose?

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

7. Como evitar a doença?

Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas.

O telefone da Vigilância em Saúde de Jaraguá do Sul é (47) 3276-8900.

Endereço: Rua Reinoldo Rau, 123 – Centro – Jaraguá do Sul.

Fonte do texto pergunta-resposta: Ministério da Saúde www.saude.gov.br. Neste site podem ser lidas mais dicas sobre o que é e como lidar com a lesptospirose.

Fonte para entrevista: Walter Clavera – diretor de Vigilância em Saúde – (47) 3276-8917

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199