A Fundação Municipal de Cultura de Barra Velha (FMC) colaborou na produção do documentário "Imigração Alemã: 180 Anos de Lutas, Determinação e Progresso", uma produção de 34 minutos em vídeo que conta com imagens cedidas pelo acervo do professor e historiador José Carlos Fagundes, o Cacá, presidente da FMC. De acordo com o historiador, as imagens cedidas fazem parte da coleção histórica do fotógrafo alemão Fritz Hoffmann, da qual Cacá é o curador, e serão usadas para ilustrar o documentário.
O vídeo vai apresentar depoimentos de historiadores e personalidades ilustres de Santa Catarina que fazem uma abordagem histórica sobre a imigração alemã. A produção é da produtora "Preview TV e Cinema", de Florianópolis, e é subsidiada pela Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Desporto, através do Funturismo.
Através da Fundação Municipal de Cultura e com apoio da Prefeitura de Barra Velha, este acervo já foi exposto em 2009 nas escolas de Barra Velha, e se transformou em painéis gigantes da 71ª Festa das Flores, em 2009. Também foi apresentado no Museu Wolfgang Weege, de Jaraguá do Sul, em março do ano passado (Parque Malwee).
Para Cacá, é importante marcar presença em produções que possam mostrar que Barra Velha também tem participação em eventos históricos, com apoio da Prefeitura. E as fotografias resgatadas por Cacá dão justamente visibilidade a esse momento da chegada dos alemães na região. As imagens feitas pelo imigrante alemão Fritz Hoffmann são do final do século 19 e início do século 20, e foram descobertas há pouco menos de 10 anos pelo historiador, pois estavam em poder de um bisneto do fotógrafo, que vive em Itajuba.
Nas fotos, cenas do cotidiano da vinda de alemães ainda dentro dos navios, e as primeiras casas construídas em Joinville e também na antiga localidade de Hansa Humboldt (atual Guaramirim). A caça, a pesca, os tropeiros, o relacionamento com os indígenas e muitos casarões são retratados. Ao selecionar e legendar as imagens com auxílio dos familiares de Fritz, Cacá apontou datas aproximadas para os retratos.
Quem foi Fritz Hoffmann
Frederico (Fritz) Hoffmann foi um dos primeiros fotógrafos da história do norte catarinense. Destacou-se na tarefa de registrar o cotidiano da Colônia Dona Francisca e arredores, incluindo Barra Velha. Adepto do registro posado, Fritz capturou com suas lentes hoje rudimentares a travessia de carroções na estrada Dona Francisca, o desenvolvimento da cidade e reuniões populares, como festas de casamento. Hoffmann era natural de Chemnitz, na Saxônia, e nos primeiros meses na nova terra brasileira, residiu em São Francisco do Sul.
Entre 1904 e 1909, fixou moradia em Hansa Humboldt, onde com sua máquina e muita sensibilidade, registrou os assentamentos de imigrantes alemães. Em seguida, instalou seu ateliê fotográfico em Joinville. A partir da chaminé da companhia Wetzel, fez as primeiras panorâmicas da cidade. O acervo do fotógrafo saxão, ainda desconhecida do grande público, está em poder de dona Senhorinha Amaral Falcão e seu filho, João Vitor Hoffmann, em Itajuba, que autorizaram a curadoria para Fagundes.
Fonte:
José Carlos Fagundes
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Fone: (47) 3446-7724 ou 9136-7990
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527