Estrondos foram ouvidos a um quilômetro de distância
Moradores da localidade Rio da Luz Vitória, próximo à divisa de Jaraguá do Sul com Pomerode, entraram em contato com a Defesa Civil do município na noite de quinta-feira (3) em decorrência de fortes estrondos ouvidos a cerca de um quilômetro das encostas daquela região. Técnicos do órgão, acompanhados do geógrafo José Henrique Vilela e do geólogo Joel Pellerin, do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da UFSC, estiveram no local na manhã de sexta-feira (4) para ouvir relatos e registrar, por meio de imagens fotográficas, a situação das encostas e dos ribeirões.
"Chegando ao local a Estrada JGS 489 estava obstruída de muita lama e pedra. Subimos a 450 metros de altitude em um dos morros e constatamos um expressivo alargamento da calha (caminho da água) de um dos córregos que antes tinha de três a quatro metros de largura e passou a ter entre 20 e 50 metros. O barulho ouvido pelos moradores foi, provavelmente, causado pelo deslocamento de um imenso material vindo do topo do morro, formado por blocos de pedra, lama pastosa e restos de árvores. Vale destacar que a última chuva ocorrida nesse local foi no domingo passado (30), diferente, por tanto, da maioria dos casos, quando o deslizamento de terra é ocasionado ligeiramente depois da chuva", explica Vilela.
Apesar da quantidade de material que desceu do morro, nenhuma residência ou morador foi atingido. Máquinas da Secretaria de Obras e Urbanismo estão no local.
Fonte: Ivan Andréias Wolter – engenheiro civil e supervisor de Acompanhamento e Elaboração de Projetos da Secretaria do Planejamento – (47) 2106-8147 ou 8820-0014
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095