O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(Comdim) de Jaraguá do Sul, realizou nesta manhã, na sala de reuniões da prefeitura, a primeira reunião ordinária do ano. Na pauta, traçar metas para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Ficou definida a realização de uma campanha de divulgação, através de outdoors, panfletos, cartazes e palestras a serem proferidas pelas integrantes do conselho. Fedra Luciana Konel Alcântara da Silva, presidente do Comdim, informa que a campanha será lançada uma semana antes do dia 8 de março.
Mesmo estando somente um assunto na pauta da reunião, outros temas foram discutidos, entre eles, a situação da delegacia de Proteção da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, que hoje tem sete funcionários, incluindo quatro cedidos pelas prefeitura. "Os crimes contra a mulher, principalmente, acontecem durante a noite e nos fins de semana, quando a delegacia está fechada", reclama Fedra. Aproveitando a presença na cidade do secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Gruba, o conselho entregou um ofício relatando a situação e solicitando mais policiais para a delegacia.
Outra definição da reunião é a necessidade de formar uma rede de atendimento e proteção à mulher quando ela chega na delegacia. Neste sentido, o conselho vai lutar pela instalação do Centro Municipal de Referência da Mulher, onde ela terá todo atendimento necessário feito por profissionais. A Casa Abrigo, um projeto do governo federal, destinado especialmente para mulheres em situação de risco de morte, será outra luta do Comdim, neste ano.