A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa divulgou esta semana o resultado de uma pesquisa de satisfação realizada no final do ano passado junto aos seus frequentadores, que aprovaram o atendimento na instituição, com a maioria dos pesquisados qualificando como ótimo e bom nos 20 itens da consulta que envolveram conceituação. Composta de 25 questões, a pesquisa foi respondida por 337 pessoas, o que corresponde a 3% dos usuários ativos da Biblioteca. "Mesmo sendo menos de 10%, consideramos importante este resultado, inclusive pelos comentários e sugestões que recebemos", avalia a supervisora da Biblioteca Pública, Dianne Katie Konell Chiodini.
De acordo com ela, a pesquisa foi aplicada com o intuito de conhecer o perfil dos frequentadores, avaliar o atendimento, a estrutura, as atividades e os serviços oferecidos na Biblioteca, bem como sondar a aceitação de novos serviços, além de colher sugestões. Entre os resultados, Dianne destaca que 49% dos entrevistados estão na faixa etária de 26 a 60 anos e que, depois de empréstimos de livros – representando a maioria com 47% – o Telecentro (para acesso à Internet) é o segundo serviço mais procurado na instituição, conforme apontaram 20% dos pesquisados.
Para exemplificar a ampla aprovação no atendimento Dianne cita os resultados de dois dos itens que avaliaram o desempenho dos servidores: educação e cortesia, considerado ótimo por 60% e bom por 33% dos pesquisados; e rapidez, apontado como ótimo por 39% e bom por 47% dos entrevistados. Também a estrutura da Biblioteca foi aprovada na pesquisa, sendo que sua localização é considerada ótima por 73% e boa por 21% das pessoas consultadas, enquanto que as condições gerais do prédio são ótimas para 61% e boas para 36%. Já a avaliação do acervo ficou em 24% ótimo e 56% bom.
Uma das poucas avaliações negativas apontadas na pesquisa é o acesso ao estacionamento, com 18% considerando médio e 25% ruim, além de 28% assinalarem que desconhecem este espaço oferecido pela Biblioteca Pública. "O estacionamento foi um fator bastante criticado pelos usuários, pois está localizado a 150 metros de distância e o percentual de pessoas que desconhecem é relativo aos que não o utilizam", explica Dianne, reconhecendo que há necessidade de mais divulgação desta opção disponibilizada aos frequentadores da instituição.
Dianne Chiodini diz que a pesquisa também reforçou a possibilidade de implantação de um novo serviço a ser oferecido pela Biblioteca Rui Barbosa: a entrega dos empréstimos a domicílio, com 66% dos entrevistados assinalando sim para esta opção. "Como isso implicará em despesas, questionamos se as pessoas pagariam uma taxa pela entrega e 68% concordaram", informa a supervisora, acrescentando que a pesquisa completa, inclusive com as principais sugestões, críticas e comentários dos pesquisados, está disponível no site http://cultura.jaraguadosul.com.br/, com acesso no Menu Principal, dentro do item Biblioteca Pública.
Fonte: Dianne Katie Konell Chiodini – supervisora da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa (47 – 2106-8717)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
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