46 famílias tiveram o auxílio-moradia aprovado

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Cheque de até R$ 600 será entregue a partir de 10 de março

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria da Assistência Social, finalizou o processo de 51 pedidos de auxílio-moradia. Inquilinos ou proprietários que tiveram sua residência interditada pela Defesa Civil, e têm renda familiar de até cinco salários mínimos (R$ 2.700), podem recorrer à secretaria para receber o benefício, que será concedido por seis meses com possibilidade de renovação por igual período. O objetivo do benefício é auxiliar no recomeço da vida das famílias que perderam tudo ou grande parte dos bens materiais que tinham após as enxurradas do início do ano.

Dos 51 pedidos já finalizados, 46 foram aprovados e cinco foram negados – devido à renda familiar maior do que estipula a lei. As 46 famílias apresentaram todos os documentos necessários para a aprovação do auxílio, firmaram contrato com imobiliária ou proprietário e agora terão a ajuda, por seis meses, de até R$ 600 para o pagamento do aluguel. Após a entrega pela prefeitura do primeiro cheque, o que vai acontecer entre os dias 10 e 15 de março, a família só receberá a segunda parcela se prestar conta do pagamento do aluguel anterior.

Pouco mais de 220 laudos de interdição da Defesa Civil ainda precisam ser analisados. Para muitas famílias, faltam alguns documentos para a aprovação do processo. Caso o número de auxílios aprovados chegue a 250, o gasto com o benefício será de cerca de R$ 150 mil por mês, vindos do Fundo Municipal de Assistência Social.

Horário estendido do Social permanece

A Secretaria da Assistência Social comunica que o horário estendido do setor permanece na semana que vem. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, sem fechar para o almoço. Para fazer o pedido, o solicitante deve ter em mãos:

cópia da carteira de identidade e do CPF do requerente;
cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento de todos os moradores do imóvel interditado;
cópia do comprovante de residência atualizado (conta de luz, água);
comprovante de rendimento do requerente e de todos os que moram no imóvel e têm alguma renda (caso receba seguro-desemprego anexar cópia; caso autônomo, anexar declaração de rendimentos; caso esteja desempregado ou não tenha renda própria, anexar declaração de não rendimento. As declarações deverão ser assinadas por duas testemunhas);
laudo técnico da Defesa Civil (está sendo entregue pela Defesa Civil diretamente à Secretaria da Assistência Social);
cópia do contrato de locação do imóvel (o requerente deve escolher o imóvel e contratar o aluguel com a imobiliária/ o proprietário).

Ressalta-se que o solicitante não pode ultrapassar a renda familiar de cinco salários mínimos (R$ 2.700) e tem de estar com a residência interditada pela Defesa Civil. O requerente que prestar informações falsas ficará sujeito às penalidades legais.

Mais informações sobre o benefício pelos telefones (47) 2106-8110 e 2106-8105. A Secretaria da Assistência Social fica próxima à portaria de entrada da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rua Walter Marquardt, 1.111 – Barra do Rio Molha.

Fonte: Edimara de Souza – secretária da Assistência Social – (47) 2106-8101, 8820-0031

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199