A Secretaria de Agricultura e Pecuária abriu inscrições para o curso de manejo de abelhas sem ferrão, a chamada meliponicultura. O objetivo é incentivar a criação das abelhas como uma forma de renda alternativa para os agricultores familiares.
Outro fator importante é o papel exercido pelas abelhas no meio ambiente, principalmente na polinização de espécies nativas da Mata Atlântica. "Queremos também criar formas de recuperar a biodiversidade na região, e as abelhas tem uma função importante nesse aspecto", ressaltou o secretário da pasta, João Valdemiro Dalprá.
Além disso, a criação desta espécie de abelha tem um baixo custo de produção e o manejo é fácil pela ausência do ferrão. Com o projeto, a secretaria pretende promover o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar incentivando a policultura.
Na próxima segunda-feira (28), técnicos da secretaria irão até a cidade de Paraíso, localizada no oeste de Santa Catarina, para conhecer de perto uma criação. "Vamos nos especializar na abelha e trazer informações para repassar no curso", explicou técnico agrícola, Vanderlei Rosa.
Os interessados em participar do curso, que acontecerá no dia 25 de março, devem procurar a Secretaria ou ligar no telefone 3373-0247. A inscrição é gratuita.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Governo de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205