Detectados mais dois focos de dengue em Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Já são quatro focos do mosquito neste ano

A Secretaria da Saúde detectou, na semana passada, mais dois focos do mosquito da dengue em Jaraguá do Sul. Um no bairro Água Verde e o outro no Centro (nas proximidades do cruzamento das ruas Coronel Procópio Gomes de Oliveira com Rio Branco). Apenas neste ano já foram confirmados quatro focos de dengue – em janeiro foram detectados dois focos no Centro. As larvas foram encontradas em armadilhas (pneu cortado ao meio) instaladas em pontos estratégicos e monitoradas pelo Programa Municipal de Controle de Zoonoses.

Nos bairros afetados foi delimitada uma área de 300 m², onde 12 agentes de endemias estão visitando cerca de 130 residências no Água Verde e 670 no Centro. O objetivo é verificar possíveis novos focos do mosquito e orientar os moradores quanto à doença. "Nossos funcionários estarão identificados com crachá e colete. Pedimos a colaboração da comunidade para que os recebam e colaborem com este trabalho", ressalta o secretário da Saúde, Francisco Garcia. Os agentes visitarão as residências de segunda a sábado e também em horários alternativos, pois muitos moradores se encontram em casa apenas à noite.

Ação preventiva acontece neste sábado (5)

Equipes da Secretaria da Saúde estarão na Praça Ângelo Piazera e na Praça do Expedicionário (Terminal Urbano) para distribuir fôlderes e prestar orientações à população sobre os cuidados com a dengue. A ação acontece neste sábado (5), das 8 horas ao meio-dia. Também foram fixadas faixas alertando para os cuidados com a doença em diversos pontos do município.

Um caso de dengue importado do Acre

Outra medida preventiva é o monitoramento de possíveis focos da dengue por meio de 700 armadilhas instaladas em locais como residências, empresas, hotéis, transportadoras, cemitérios, ferros-velhos e materiais de construção.

Neste ano, foram detectados quatro focos do mosquito da dengue e um caso da doença em Jaraguá do Sul foi confirmado no início de fevereiro. Uma adolescente de 15 anos contraiu dengue no Acre, onde visitava familiares. A jovem foi tratada e passa bem. Em 2010 foram registrados nove focos e cinco casos da doença, todos importados de outros estados. "Apesar de a situação ser preocupante, em Jaraguá do Sul ela está controlada, porém, é necessário que a população fique atenta e continue tomando os cuidados necessários", ressalta o diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera. A dengue é uma doença grave, e se não for tratada pode levar à morte. A melhor forma de evitá-la é eliminar os pontos de água parada.

Principais sintomas da dengue

Febre alta (entre 39º e 40º);

Dor de cabeça;

Dores nas articulações;

Falta de apetite;

Fraqueza;

Vômitos;

Manchas na pele (podendo haver coceira);

Náusea e diarréia.

Como se proteger da doença

Evite os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fontes: Francisco Garcia – secretário da Saúde – (47) 2106-8436

Walter Clavera – diretor de Vigilância em Saúde – (47) 8820-0011 ou (47) 3276-8917

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199