Social concedeu 94 benefícios de auxílio-moradia até o momento

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O atendimento às famílias que querem solicitar o auxílio começou no dia 10 de fevereiro. De lá pra cá, a Secretaria da Assistência Social concedeu 94 benefícios de auxílio-moradia. A maior dificuldade dos solicitantes é encontrar um imóvel para alugar. "As famílias que foram atingidas pelas enxurradas precisam de um imóvel que não tenha risco de enchente ou deslizamento. E isso está difícil de encontrar", explica a secretária da Assistência Social, Edimara de Souza. A diretora de Assistência à Criança e ao Adolescente, Tatiana Uber, responsável pelo encaminhamento dos auxílios, confirma que o número de benefícios concedidos poderia ser maior se não houvesse tanta dificuldade em encontrar casas e apartamentos seguros para alugar.

Uma vez encontrado o imóvel e obedecidos os critérios da lei municipal que regulamenta o auxílio-moradia, o pagamento de até R$ 600 para auxiliar no aluguel por seis meses fica garantido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, desde que o solicitante preste contas do pagamento do aluguel do mês anterior. O primeiro pagamento é feito entre os dias 10 e 15 do mês, por meio de cheque. Os próximos cinco cheques são entregues mediante a apresentação de comprovante de pagamento do aluguel anterior.

Os documentos necessários para solicitar o auxílio-moradia são:

1. cópia da carteira de identidade e do CPF do requerente;

2. cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento de todos os moradores do imóvel interditado;

3. cópia do comprovante de residência atualizado (conta de luz, água);

4. comprovante de rendimento do requerente e de todos os que moram no imóvel e têm alguma renda (caso receba seguro-desemprego anexar cópia; caso autônomo, anexar declaração de rendimentos; caso esteja desempregado ou não tenha renda própria, anexar declaração de não rendimento. As declarações deverão ser assinadas por duas testemunhas);

5. laudo técnico da Defesa Civil (está sendo entregue pela Defesa Civil diretamente à Secretaria da Assistência Social);

6. cópia do contrato de locação do imóvel (o requerente deve escolher o imóvel e contratar o aluguel com a imobiliária ou com o proprietário).

Ressalta-se que o solicitante não pode ultrapassar a renda familiar de cinco salários mínimos (R$ 2.700) e tem de estar com a residência interditada pela Defesa Civil. O requerente que prestar informações falsas ficará sujeito às penalidades legais.

Mais informações sobre o benefício pelos telefones (47) 2106-8110 e 2106-8105. A Secretaria da Assistência Social fica próxima à portaria de entrada da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rua Walter Marquardt, 1.111 – Barra do Rio Molha.

Fonte: Edimara de Souza – secretária da Assistência Social – (47) 8820-0031

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199