Vandinho luta contra doença rara e pede ajuda da comunidade
A comunidade de Penha vai promover um bingo beneficente no próximo dia de março, em benefício do popular Vandinho, rapaz que luta contra o tempo e uma doença que possui na cabeça, o chamado "cisto aracnóide no cérebro", causado por um acidente que ele sofreu em 2005. Para custear o tratamento em Porto Alegre – RS, a família e amigos estão promovendo o Bingo Beneficente, que acontecerá neste domingo, dia 6 de março, a partir das 14h, na Sociedade Amigos de Penha, em frente ao Supermercado Zoni, no centro de Penha.
O bingo terá como premiação uma geladeira 260 litros, fogão, TV, bicicletas, edredons, cafeteira, sanduicheira, um bezerro e um pavão na rifinha, além de outros prêmios. A cada quatro cartelas, o custo é de R$ 10. Todos os prêmios foram doados pela comunidade para angariar dinheiro para a viagem e tratamento médico e hospitalar do Vandinho. Para você que quer participar e falar com dona Iolanda Silva Bento, mãe do Vandinho, o fone é o 3167-0026.
O caso
Vandinho operou a cabeça em 2005 para tentar retirar o cisto, mas não teve sucesso. O médico, Victor Hugo Bôer, um dos mais renomados médicos da área em Santa Catarina, nada pode fazer, senão esvaziar o cisto que estava comprimindo o cérebro contra o crânio.
Em setembro de 2009, depois de tomar por dia 2 mil miligramas de remédios, Vandinho passou por uma nova cirurgia, desta vez no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Foi colocado um cateter da cabeça e direcionado ao intestino. Esta espécie de mangueira fica sugando o cisto o tempo inteiro, como se fosse uma caixa d'água. Vandinho segue tomando 2 mil miligramas de remédios por dia e doses fortes de morfina.
Ele é atendido sempre no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, porque passou a ter crises epiléticas e sua doença se agrava com o tempo que passa. O paciente agora precisa do tratamento em Porto Alegre. Na capital gaúcha, ele fará todos os exames necessários e se for preciso, terá de operar novamente o cérebro.
Assessoria de Imprensa Voluntária:
Juvan Neto – Jornalista – Fone (47) 9921 4527
Vilmar Carneiro – Jornalista – Fone (47) 8413-2475