Orientação com distribuição de panfletos acontece na praça do terminal urbano
Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate a Tuberculose. Para lembrar a data a Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, realiza na próxima quinta-feira (24), na Praça do Expedicionário (praça do terminal urbano) uma ação para orientar a população sobre a doença. "Durante todo o ano, a Secretaria da Saúde desenvolve ações com foco na prevenção e tratamento da tuberculose através das unidades de saúde e do Programa de Controle da Tuberculose, que conta com médico pneumologista e técnico de enfermagem. No dia 24, também está programada a distribuição de dois mil fôlderes e 500 cartazes nas unidades de saúde, empresas e em locais de grande circulação de pessoas do município", ressalta o secretário da Saúde, Francisco Garcia.
A tuberculose é um dos maiores problemas de saúde pública no país. É uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outros órgãos, como por exemplo, ossos, rins e meninges. A doença é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar o doente com tuberculose expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Por isso é importante que os ambientes sejam bem ventilados, principalmente em creches, escolas, locais de trabalho, meios de transporte coletivos e centros de atenção à saúde. "Outras medidas para evitar a tuberculose são a imunização através da vacina BCG ao nascer, e manter condições satisfatórias de alimentação, habitação e higiene durante toda a vida", complementa o diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera.
Os principais sintomas da tuberculose são a perda de peso, falta de apetite, febre, transpiração noturna, tosse por mais de três semanas ou tosse com escarro e sangue. Toda pessoa que apresentar algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar orientações, fazer o exame e iniciar o tratamento, se for constatada a doença. O exame e o tratamento são oferecidos pelo SUS e têm duração de aproximadamente seis meses.
De 1980 até hoje, foram diagnosticados 623 casos de tuberculose em Jaraguá do Sul. Dos casos diagnosticados, 506 pacientes já concluíram o tratamento e estão curados e 15 pacientes estão em tratamento. O diagnóstico precoce e o tratamento de todos os casos detectados é a melhor forma de controle da doença.
Fontes: Francisco Garcia – secretário da Saúde – Telefone (47) 2106-8436
Walter Clavera – diretor de Vigilância em Saúde – Telefone (47) 3276-8917 ou (47) 8820-0011
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199