Moradores e comerciantes de Itajuba definiram ontem (quarta-feira, 23 de março) que o trânsito entre a avenida Itajuba e a rua José Quintino Pereira continuará do jeito que está, e a Diretoria de Trânsito da Prefeitura irá criar um pequeno corredor isolado na rua José Quintino visando a circulação das crianças que saem das aulas da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas com mais segurança.
A audiência pública aconteceu no salão da Igreja Senhor Bom Jesus, com a presença da equipe da Prefeitura e de lideranças do bairro. A reunião foi conduzida pelo secretário de Planejamento Eurides dos Santos, em virtude de o prefeito Samir Mattar (PMDB) estar em Brasília ontem e hoje. A coordenação do programa "Prefeitura nos Bairros", formada por Loureci Freitas e Juarez Silva, além do diretor de Trânsito Pablo Raulino também marcaram presença.
Eurides abriu o encontro destacando que a Prefeitura estava na reunião para ouvir o comércio e as lideranças e acatar o que fosse decidido. O secretário ainda confirmou que caso a decisão fosse pela manutenção do trânsito da forma como está, iria providenciar o isolamento do corredor de trânsito na região da saída dos estudantes da Manoel de Freitas numa extensão de 1,5m, colocar lombadas e melhorar as condições de acesso no sentido norte/sul. O salão foi marcado por palavras de ordem e até mesmo torcidas que mostraram a divisão de opiniões sobre o assunto. Mesmo assim, era numericamente visível a opção pela continuidade do sentido atual.
A coordenação da audiência pública convidou para usar da palavra o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jair Bernardo (PSB) e o atual presidente, Valdir Tavares (DEM), manifestando suas opiniões sobre o assunto. Depois, convidou quatro representantes do comércio e da comunidade – dois favoráveis e dois contrários – à reabertura da avenida, e eles puderam expor seus argumentos.
O comércio da avenida Itajuba alegou queda no faturamento com a mão única, e comércio da José Quintino destacou não se baseou no argumento de que o faturamento na rua subiu, mas que a movimentação foi positiva para todos os moradores e deu mais visibilidade ao comércio. Ao final, por aclamação, os favoráveis à manutenção da mão única venceram por ampla maioria – cerca de 80%.
Ernesto Kanzler, líder comunitário do bairro e presidente do Conselho de Segurança (Conseg), elogiou a postura democrática e ordeira durante a audiência, e agradeceu ao vereador Valdir pela participação. A audiência contou com mais de 200 pessoas.
Fontes:
Eurides dos Santos
Secretário de Planejamento
Fone (47) 3446-7711 ou 9136-8041
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527