Todas as estruturas do surfe catarinense e nacional vão aportar nas praias barra-velhenses em 2011. Barra Velha recebe neste final de semana (dias 26 e 27 de março) a terceira etapa do "Circuito Catarinense Oceano de Surfe Amador" na Praia do Sol, em Itajuba, e se prepara para, em setembro, sediar o catarinense profissional, válido pelo "Brasil Tour", além do tradicional "Circuito Tookas". Com estas eventos, as ondas locais vão receber etapas do circuito catarinense amador e do profissional de surfe, onde participam atletas de 18 Estados.
O primeiro evento desse calendário é justamente a terceira etapa do "Circuito Catarinense Oceano Amador". Cada etapa do circuito tem a participação de 146 atletas do Estado, divididos em oito categorias. "Além dos organizadores e patrocinadores, que totalizam 180 pessoas", ressalta Sergio Luiz André, presidente da Associação de Surfe Costão dos Náufragos (ASCN).
Durante o fim de semana do circuito, está previsto público de mais de duas mil pessoas em Barra Velha, movimentando a economia e o turismo. "Em média, cada atleta deixa na cidade R$ 160, gerando uma ótima arrecadação para o comércio", conclui André.
No intervalo das baterias acontecerão ações sociais – marca registrada da ASCN – e pranchas de surfe serão doadas para o Projeto Segundo Tempo. "É uma preocupação da associação, contribuir com o bem estar social da comunidade", expõe André. Diversas ações já foram realizadas pela associação, algumas em parcerias, como a limpeza de praias e restinga, e a ação de preservação de tartarugas, promovida com o Movimento "Surfe Verde".
Para chegar ao nível desejado, a ASCN teve que superar a falta de credibilidade e apoio. "Esses desafios foram resolvidos com planejamento nos outros campeonatos que organizamos e na transparência que associação trabalha, dessa forma, conquistamos a confiança e os resultados estão aparecendo", ressalta Maurício Coimbra, da ASCN. A associação conta também com o apoio da Prefeitura de Barra Velha e empresas como "Tookas" e "Banana Wax", que acreditam nesse trabalho.
E os títulos que os atletas locais trouxeram também são fator que contribuem para a credibilidade da associação. O município tem sete títulos do circuito amador catarinense e um nacional, este conquistando por Thomas Hermes, surfista profissional que já disputa etapas da divisão de acesso do surfe mundial (WKS). Diego Michereff, de família tradicional no esporte, é o mais novo campeão catarinense de surfe amador.
Calendário 2011
-
23 e 24 de abril: Circuito "Tookas" – última etapa do campeonato 2010 e inicio do novo calendário;
-
31/08 a 04/07: Circuito Catarinense Profissional – válido pelo Brasil Tour;
-
10 e 11 de Outubro: Surf Games "Olimpíadas do surf catarinense";
-
Dezembro: Campeonato de surf noturno
-
*Estão programados o Tartaruga EcoSurf e três eventos locais
Texto: Rodrigo da Costa
Jornalista MTB SC 3521 JP
Site: http://www.girourbano.com.br/
Fone (47) 3456-0098
(Texto Cedido pela Revista Giro Urbano)
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527