O Conselho Municipal de Cultura está convocando as entidades representativas de segmentos culturais da cidade a participarem dos fóruns que irão eleger os conselheiros não governamentais de sua próxima gestão. A informação é da presidente do Conultura, Silvia Regina Toassi Kita, acrescentando que eles serão realizados de 4 a 7 de abril, a partir das 19 horas, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
De acordo com Silvia Kita, os fóruns serão realizados em quatro dias para a eleição dos conselheiros titulares e suplentes de sete segmentos, já que em três deles os nomes são indicados por suas instituições representativas: Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), Associação Empresarial/JS (Acijs) e União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam). "Cada entidade e/ou organização cultural pode indicar um representante a participar e concorrer a uma das vagas em seus respectivos fóruns", explica.
A presidente do Concultura alerta que, de acordo com a Lei Municipal nº 5.497 – que deu nova redação ao Parágrafo Único do Art. 1º da Lei Municipal nº 2.398/1998 – "os representantes de órgãos não governamentais não poderão pertencer ou ocupar cargos, funções ou empregos em órgãos governamentais, bem como prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos não poderão estar representando usuários".
A programação definida pelo Conselho Municipal de Cultura para os sete fóruns segue o seguinte cronograma: dia 4, das áreas de dança e de literatura; dia 5, de teatro e de música; dia 6, de artes visuais e artesanato e de formação e promoção cultural; dia 7, das associações étnicas. Esclarecimentos e formulário de inscrições podem ser solicitados à secretária-executiva do Concultura, Laci Felippi, ligando para 3371-1250 ou 3276-2206.
CONCULTURA – Criado pela Lei Municipal nº 4.444 de 2006, o Conselho Municipal de Cultura é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e de controle, vinculado à Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Ele tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas visando ao fomento, ao desenvolvimento de atividades culturais e à preservação do patrimônio cultural do município jaraguaense. Composto paritariamente, este conselho é integrado por dez representantes governamentais e o mesmo número de não governamentais, com seus respectivos suplentes. O mandato de seus integrantes é de dois anos (podendo ser reconduzidos), sendo que a gestão atual encerra em 12 de maio deste ano.
Fontes: Silvia Regina Toassi Kita – presidente do Concultura (47 – 3275-1300) e Laci Felippi – secretária-executiva do Concultura (47 – 3371-1250 e 3276-2206)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013