Mais de 70 peças criadas pelos detentos que cumprem pena na Unidade Prisional do bairro Vila Nova (UPA), em Barra Velha, foram expostas ontem (terça-feira, 5 de abril) durante a mostra cultural de trabalhos artesanais produzidos em papel e cola dentro do presídio.
A organização da mostra ficou a cargo da gerência da UPA, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura. Segundo o gerente da unidade, Simão Benício Marcelino, o objetivo foi quebrar preconceitos e mostrar que os detentos – chamados na UPA de internos ou reeducandos – também possuem atividades pedagógicas e de produção cultural.
A exposição aconteceu durante todo o dia na Praça Lauro Carneiro de Loyola, com produções de 13 internos – os artesanatos em papel e cola mostraram produções de cestaria ou em formatos diversos como baleiros, fruteiras e até mesmo reproduções de animais, veículos ou embarcações.
A visitação, segundo Benício, foi satisfatória em virtude do evento ter acontecido durante a semana, mas vários contatos com apreciadores do artesanato interessados em comprar as peças foram feitos, e houve elogios à criatividade e à qualidade do que foi criado pelos internos, segundo informou o detento Juscelino Poleza, que recepcionou os visitantes e marcou presença no período da tarde, explicando a técnica aos visitantes.
A ideia de Simão é apresentar os trabalhos numa das feiras de sábado, também na Praça da Lagoa, quando há maior circulação de pessoas que apreciam o artesanato. Também ontem, Simão e Juscelino deram entrevistas para a TV regional, divulgando o conteúdo da mostra cultural, que teve apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura e contou com a presença da diretora Selma Soares.
Fontes:
Simão Marcelino
Gerente da UPA de Barra Velha
Fone (47) 9161-2567
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527