A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha abriu inscrições para a primeira de três oficinas que serão promovidas sobre o Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru, área de preservação de 428 hectares em fase de implantação na cidade. A capacitação está marcada para dia 30 de abril, das 8h às 13h, na sala de reuniões do Quartel da Polícia Militar (avenida Thiago Aguiar, bairro Icaraí).
A coordenação das oficinas ficará a cargo da empresa OAP Consultores Associados, de Joinville, ganhadora da licitação para elaborar o Plano de Manejo do Parque. As oficinas, segundo informa a diretoria Débora Brasiliense Ferreira, servirão para debater e definir todas as atividades que poderão ou não ser realizadas na área de preservação ambiental, além de planejar estrutura, trabalhos a serem realizados dentro do local, horário de visitas, identidade visual e aspectos variados.
Segundo Débora, a presença da comunidade e lideranças é importante, porque nestas ocasiões, a OAP vai ouvir os interessados em participar da formação do parque para saber sua opinião sobre quais seriam as metas da unidade de preservação, o que o parque poderá oferecer e assim projetar este plano.
A Fundema está convidado associações, entidades relacionadas à preservação ambiental, moradores, lideranças comunitárias, imprensa regional, órgãos ambientais como Ibama e Fatma, além de associações de moradores. Interessados poderão se inscrever no escritório da fundação, na rua Paraná, 288, centro, ou através do telefone (47) 3457-1184 e e-mail para fundema@barravelha.sc.gov.br
Saiba mais
O Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru foi viabilizado após a empresa Cebrace Cristal Plano depositar os recursos necessários para a implantação da unidade de preservação como forma de compensação ambiental pela instalação da fábrica de vidros em Barra Velha.
No ano de 2008, a Cebrace depositou R$ 1.257.607,17 milhão para a criação do parque. Com o dinheiro foram pagas até o momento as indenizações por expropriação dos donos das terras, além da compra de caminhonete para a Fundema executar ações de fiscalização e proceder a instalação de cerca em toda a área. Débora destaca que também foi feito o levantamento topográfico.
Fonte:
Débora Brasiliense Ferreira
Diretora da Fundema – Barra Velha
Fone (47) 3457-1184
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527