O Programa de Orientação e Apoio Sociofamiliar ao Idoso (Proasfi) é um dos 22 programas oferecidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social. Atende denúncias de direitos violados de idosos, feitas através da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul (0800-642-0156) ou pessoalmente no Centro de Referência do Idoso.
Quando recebe alguma denúncia, a equipe do Proasfi – composta de uma psicóloga e uma assistente social – realiza visitas domiciliares para checar as denúncias e agenda reuniões familiares para orientar sobre os direitos dos idosos. Durante as reuniões auxilia a família a se organizar para cuidar e dar a assistência necessária ao idoso. Quando necessário, são realizadas dinâmicas em família e até confeccionadas tabelas com horários e divisão de tarefas para os familiares responsáveis pelo idoso.
Tudo o que é conversado nas reuniões é registrado em ata e assinado por todos os presentes. Caso não seja cumprido o combinado, e o direito do idoso continue sendo violado, o Proasfi encaminha uma denúncia ao Ministério Público que, por sua vez, aplica medidas de proteção ao idoso. Entre as medidas aplicáveis estão: contratar um cuidador, dividir as despesas com assistência ao idoso entre os filhos e até mesmo o afastamento do idoso do lar e seu abrigamento. "Mas fazemos de tudo para não precisar chegar a esse ponto. Nosso objetivo é possibilitar o restabelecimento dos vínculos familiares e propor para a família uma nova forma de diálogo", explica a psicóloga do programa, Lucimar Zimmermann de Freitas.
O Proasfi existe (com este nome) desde 2005. Atende uma média de 20 casos de violação de direitos de idosos por mês. Só neste ano já atendeu a 70 novos casos, fora 95 casos de 2010 que continuam precisando de acompanhamento. A assistente social do programa, Josaura Grimbor Marques, explica que a principal dificuldade do Proasfi é ser procurado como referência para idosos que precisam de assistência na saúde ou outro tipo de auxílio, que não o de violação de direitos. "É necessário que fique claro o papel do Proasfi, que é garantir o restabelecimento dos direitos dos idosos", enfatiza Josaura.
Fonte: Lucimar Zimmermann de Freitas – psicóloga do Proasfi – 3370-7562
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199