Os novos integrantes do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego/JS foram empossados pela chefe de Gabinete, Fedra Luciana Konell Alcântara da Silva – representando a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell -, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (26), na sala de reuniões da prefeitura jaraguaense. Assumindo para um mandato de três anos, os 30 conselheiros – 15 titulares e igual número de suplentes – compõem o CMTE, sendo um terço das vagas destinada a cada uma das seguintes representações: governamental, trabalhador e empregador. O mandato destes conselheiros encerrará em 1º de junho de 2014, sendo permitida sua recondução.
A presidência (com os demais integrantes da mesa diretora) do CMTE é exercida em sistema de rodízio entre os três segmentos, com mandato de 12 meses. A atual presidente é Ana Maria Roeder, tendo como vice Emerson Luiz Poglia – representando os trabalhadores -, que deixam seus cargos em 1º de julho. A próxima gestão (julho/2011 a junho/2012) será exercida por um representante governamental. As reuniões ordinárias deste conselho ocorrem na última terça-feira de cada mês.
Para Fedra da Silva, este conselho é de extrema importância para uma cidade como Jaraguá do Sul, que dispõe de oportunidades trabalho em todos as áreas econômicas e onde, atualmente, não faltam vagas para emprego. Ela também destacou a composição do CMTE, com representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empresários, possibilitando encaminhamentos equilibrados em que todos estão cientes de seus direitos e deveres. A presidente Ana Roeder acrescentou que o papel do CMTE é "discutir as políticas de trabalho e emprego no município e salientou que, tão importante quanto ter vagas disponíveis é haver dignidade em todos os postos de trabalho".
Assumiram como titulares os seguintes conselheiros: Célio Bayer e Errol Kretzer (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo), Nelson Dirceu Ropelato (Sec. Des. Rural e Agricultura), Rousane Maria Balvedi (Sec. da Assistência Social, Criança e Adolescente) e Janete Godoi (Instituto Federal de Santa Catarina), como representantes governamentais; Marcondes Frontório (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas), Nilson Antônio Gonçalves de Souza (Sind. Trab. Ind. Químicas), Jair Rosa (Sind. Trab. Ind. da Construção e do Mobiliário), Ana Maria Roeder (Sind. dos Empregados no Comércio) e Gildo Antônio Alves (Sind. Trab. Ind. do Vestuário), representando os trabalhadores; Lourival Karsten (Associação Empresarial), Neivor José Bussolaro (Câmara de Dirigentes Lojistas), Rubinéia Nalita Carvalho Keil (Assoc. Brasileira de Recursos Humanos), Newton Gilberto Saloman (Assoc. das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu), Ariane Cristina Correa (Sind. Ind. da Construção Civil), como representantes dos empresários.
Como suplentes do CMTE assumiram Deise Cristina Wischral e Márcia Isidoro (Sec. Desenv. Econômico), Roberto Nagel (Sec. Desenv. Rural), Dalila Apolônia Schmitz (Sec. Assistência Social), Emerson José Soares (IFSC), Vilmar Sizino Garcia (Sind. Trab. Ind. Metalúrgicas), Mauro Luiz Pappen (Sind. Trab. Ind. Químicas), Ricardo Adriano Gonçalves (Sind. Trab. Ind. da Construção e do Mobiliário), Emerson Luiz Poglia (Sind. dos Empregados no Comércio), José Pedro Soares (Sind. Trab. Ind. do Vestuário), Juliana Elis Muller (Acijs), Gabriel Butzke (CDL), Noeli Mafra Fernandes Baruffi (ABRH), Marcelo da Silva (Apevi) e Alessandro Truppel Machado (Sinduscon).
O Conselho Municipal do Trabalho e Emprego é um órgão deliberativo e de assessoramento criado pelo Decreto Municipal nº 3.207/95, de 29 de julho de 1995. Seus integrantes têm como função estabelecer, acompanhar e avaliar a política municipal na área de trabalho e emprego, propondo as medidas que julgarem necessárias ao desenvolvimento de seus princípios e diretrizes. Também é sua competência participar da elaboração do Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Emprego, no âmbito do município, para que seja submetido à aprovação do Sine/SC..
FUNDO – Com o objetivo de proporcionar condições financeiras e de gerência dos recursos destinados às suas ações, o CMTE conta com o Fundo Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, criado pela Lei Municipal nº 4446/2006. Este fundo está apto a receber – entre outros tipos de doações e auxílios monetários – verbas provenientes dos conselhos Nacional e Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda e transferências do Município, do Estado e da União, por exemplo.
Fonte: Sílvia Inês Maffezzolli Piazera – secretária-executiva do CMTE (47 – 3370-1250 e 3276-2206)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013