You are currently viewing Cerca de 1,4 mil pessoas nas apresentações da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais

Cerca de 1,4 mil pessoas nas apresentações da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Cerca de 1,4 mil espectadores em dois concertos da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, realizados na quinta (5), no Grande Teatro da Scar, numa promoção da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Cultural/JS, em homenagem às mães jaraguaenses, pela passagem do Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio. Na apresentação principal, à noite, mais de 900 pessoas aplaudiram de pé pelo menos a metade das 14 peças executadas e interpretadas pelos instrumentistas e cantores da banda em cerca de duas horas de espetáculo.

Inicialmente sob a regência do primeiro-tenente Tiago Santos e depois regida pelo capitão-tenente Merias Morel, a Banda Sinfônica formada por 120 integrantes apresentou um repertório eclético, indo de composições eruditas como, "Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg", de Richard Wagner, passando por temas de filmes, a exemplo de "Can you feel the love tonight" (desenho animado O rei leão), de Elton John e Tim Rice, e canções populares, como "Amazing Grace", de John Newton, que foi interpretada por um quarteto de vozes, mais coro e a participação de gaitas de fole entre os instrumentos. Para encerrar, "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e "Cisne Branco", o hino da Marinha do Brasil, de autoria de Antônio Manoel do Espírito Santo, que foi sargento músico do 50° Batalhão de Caçadores, em Salvador/BA.

HOMENAGEM – Antes de iniciar o espetáculo, a prefeita Cecília Konell – representada pelo diretor-presidente da Fundação Cultural, Jorge Luiz da Silva Souza – foi homenageada com a Medalha Marechal Mascaranhas de Moraes, a mais alta horaria concedida pelos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. A medalha foi entregue pelo presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional Jaraguá do Sul, Anselmo Bertoldi e pelo secretário-executivo da instituição, Ivo Kretzer.

CRIANÇAS – Mais cedo, por volta das 15 horas, a Banda Sinfônica fez uma apresentação didática a um público especial: cerca de 400 alunos de unidades de ensino municipais, sendo muitos deles integrantes de bandas escolares. Encarregado pela "aula", o sargento Franklin apresentou aos alunos todos os instrumentos utilizados na banda, mostrando a que família cada um deles pertencia: madeira, cordas, metais e percussão.

Em outro momento, enquanto os músicos e o regente capitão-tenente Morel faziam a passagem do som, o sargento Franklin aproveitava para mostrar a alguns estudantes que integram bandas seus respectivos instrumentos sendo executados. Entre eles, estava Jenifer Kelly Giovanello, 10 anos, aluna do 6° ano da Emef Albano Kanzler e integrante da Banda Musical da escola. "Como eu toco caixa, ele me mostrou os instrumentos de percussão e disse que se eu estudar muito também vou poder tocar numa banda grande", relatou a aluna, acrescentando que esta oportunidade representou um incentivo a todos que participaram da atividade. Ela e outras quatro crianças foram presenteadas com CDs da Banda Sinfônica dos Fuzileiros.

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013